news
links
tags
Distinções
Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmicos em destaque
A conferência Internacional de Engenharia premeia aluno da UA
Ricardo Serrazina, aluno de doutoramento do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmicos da Universidade de Aveiro (UA), recebeu o prémio para o melhor poster no Electric Field Enhanced Processing of Advanced Materials II: Complexities and Opportunities. Organizada pela Engineering Conferences International (ECI), o encontro decorreu de 10 a 15 de março, em Tomar.

Estudante do Programa Doutoral em Materiais e Processamento Avançados, investigador do CICECO - Instituto de Materiais de Aveiro da UA, e sob a orientação de Paula Maria Vilarinho e Ana Maria Senos, da UA, e de Luís Pereira, da Universidade Nova de Lisboa, Ricardo Serrazina apresentou na conferência o tema “Exploitation of industrial application of FLASH to sinter ceramics”.

Desenvolvido no âmbito do projecto Revidry e em consórcio com a Revigrés e o Centro Tecnológico de Cerâmica e Vidro, o objectivo do trabalho demonstra o desenvolvimento de metodologias alternativas de sinterização materiais electrocerâmicos, designadamente por recurso ao uso de campo eléctrico (FLASH sintering).

A relevância deste prémio atribuido ao aluno da UA prende-se com a importância da temática abordada e o seu enquadramento nas atuais exigências para a indústria.

Agenda Europeia 2030 para o desenvolvimento sustentável contempla 17 objetivos que concretizarão esta agenda. O desenvolvimento económico, social e ambiental sustentável são prioridades e, neste contexto, a diminuição do consumo energético, especialmente de combustíveis fosseis, e consequentemente a diminuição de emissão de gases de estufa, como o dióxido de carbono, são prementes para o desenvolvimento económico e ambiental sustentável.

Com a indústria do setor cerâmico (tradicional e técnico) associada a elevados consumos de energia proveniente de fontes não renováveis, é um desafio enorme a adoção de técnicas de sinterização de menor impacto ambientas, em alternativa às convencionalmente usadas.

A meta a ser alcançada, será, in-extremis, a densificação dos materiais cerâmicos à temperatura ambiente, mantendo as características dos materiais convencionalmente preparados por recurso a temperaturas elevadas. Até lá, há um campo amplo de investigação, que passa pelo estudo e desenvolvimento de técnicas que recorrem a fontes de calor alternativas, como o campo eléctrico. É precisamente neste enquadramento que se desenvolve o trabalho de I&D do Ricardo Serrazina e colaboradores.

A Engineering Conferences International (ECI) é um programa global de conferências de engenharia sem fins lucrativos, originalmente criado em 1962, que oferece oportunidades para a exploração de problemas e questões de interesse para engenheiros e cientistas.

 

print
tags
other news