news
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas até 15 de abril
Bolsa Pós Doutoramento na área de Engenharia dos Materiais
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de pós doutoramento no âmbito do projeto SELMA - Estudo dos mecanismos de auto-reparação associado a nanocontentores inteligentes (Refª. FCT PTDC/QEQ-QFI/4719/2014), com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia/MCTES, através de fundos nacionais e, quando aplicável, cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do novo acordo de parceria PT2020, nas seguintes condições:
Texto do anúncio

Área Científica: Engenharia dos Materiais

 

Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a este concurso todos os detentores do grau de Doutor em Ciências ou Engenharias, com preferência pela área da Engenharia dos Materiais.

 

Plano de trabalhos: O principal foco desta bolsa de investigação será a realização de ensaios eletroquímicos com aditivos à base de hidróxidos duplos lamelares para proteção de substratos metálicos. Os objetivos a atingir são:

- Pré-tratamento de substratos metálicos;

- Estudos de impedância eletroquímica e obtenção de curvas de polarização;

-Tratamentos de resultados.

A realização destas tarefas obriga a conhecimentos das técnicas eletroquímicas aplicadas em estudos de corrosão pelo que será tida em conta a experiência prévia demonstrada pelos candidatos nesta área.

 

Legislação e regulamentação aplicável: A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica - https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro.phtml.pt); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

 

Local de trabalho: A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) na sua atual redação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2018.pdf) e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 3 (três) meses com início previsto em maio de 2019.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1509,80 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: i) avaliação curricular, ii) experiência prévia na área e iii) entrevista, com a valoração pontual de 8, 7 e 5, respetivamente. Só serão chamados a entrevista os candidatos que obtiverem classificação superior a 10 pontos no somatório da avaliação aos critérios i) e ii).

 

Composição do Júri de Seleção: Doutor João Tedim (Universidade de Aveiro, presidente do júri), Doutor José R. B. Gomes (Universidade de Aveiro) e Doutor Tiago L. P. Galvão (Universidade de Aveiro).

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, e através de correio eletrónico (e-mail).

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 2 abril a 15 de abril de 2019.

 

Das candidaturas deverão constar os seguintes documentos:

- formulário de candidatura, disponível no sítio da Divisão de Recursos Humanos, em https://www.ua.pt/sgrhf/PageText.aspx?id=15032, em Bolseiros/Modelo de Candidatura (link direto: https://www.ua.pt/sgrhf/ReadObject.aspx?obj=5123);

- curriculum vitae (datado e assinado);

- cópia do(s) certificado(s) de habilitações (detalhados);

- cópias dos trabalhos científicos publicados;

- cópia do Bilhete de Identidade e/ou Cartão de Cidadão.

Cartas de referência serão consideradas no processo de avaliação mas não são obrigatórias.

 

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para “joao.tedim (at) ua.pt” ou por correio registado para João Tedim, CICECO, Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica, Universidade de Aveiro, Campus Universitário de Santiago, 3810-193 Aveiro.

Número de vagas: 1
Tipo de contrato: Informação não disponível
País: Portugal
Localidade: Aveiro
Instituição de acolhimento: Universidade de Aveiro
print
tags
other news