news
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas até 15 de abril
Bolsa Investigação Científica na área de Engenharia Química
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Iniciação Científica no âmbito do projeto I&D CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, UID/CTM/50011/2019, com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia/MCTES, através de fundos nacionais, nas seguintes condições:

Área Científica: Engenharia Química

Requisitos de admissão: Estudantes Licenciados ou que estejam a frequentar o último ano de licenciatura, na área de engenharia química. Conhecimentos e experiência no desenvolvimento de processos de extração de compostos de macroalgas usando solventes alternativos. É requisito média igual ou superior a 15 valores.

 

Plano de trabalhos: pretende-se no âmbito desta bolsa desenvolver um processo de extração usando solventes alternativos, nomeadamente solventes eutécticos na recuperação de ficobiliproteínas da macroalga vermelha Gracilaria sp..

 

Legislação e regulamentação aplicável: A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) na sua atual redação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2018.pdf) e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Química da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica da Professora Sónia Patrícia Marques Ventura.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 7 meses com início previsto em Maio de 2019.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 388,81, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular com a respetiva valoração de:

1)      Habilitações literárias e média de licenciatura (50%)

    Média das disciplinas de nível universitário frequentadas                      

2)      Atividade científica desenvolvida anteriormente (50%)

Experiência laboratorial na aplicação de líquidos iónicos como solventes alternativos na extração de compostos bioativos                                                                

 

Composição do Júri de Seleção: Profª. Sónia Patrícia Marques Ventura (presidente), Doutora Ana Paula Mora Tavares (vogal), Doutor Pedro Jorge carvalho (vogal).

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, sendo o candidato aprovado notificado através de correio eletrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 2 a 15 de Abril de 2019

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio por correio eletrónico dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para Profa. Doutora Sónia Patrícia Marques Ventura, para o endereço spventura@ua.pt

print
tags
other news