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2ª Convenção do Ensino Superior decorreu a 15 de março, na UA
Mais cultura de investigação no ensino (superior)
Convenção debateu futuro do Ensino Superior
Trazer mais cultura de investigação para o ensino superior numa lógica de reforço das redes europeias e internacionais e do impacto da produção científica portuguesa. Arrisca-se nesta frase o que poderá ser o resumo dos trabalhos, durante a manhã, da 2ª Convenção do Ensino Superior, iniciativa do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) que decorreu a 15 de março, na Universidade de Aveiro. O ministro Manuel Heitor e o presidente do CRUP participaram na sessão de abertura.

O presidente do CRUP, António Fontaínhas Fernandes, durante a sessão de abertura, lançou as bases para a discussão: o debate deveria contribuir para lançar uma nova estratégia de Ciência e Ensino Superior da próxima década, sendo necessário corrigir a trajetória e repensar a ligação à sociedade para a qual se exigem centros de investigação científica dinâmicos; e aumentar a percentagem do PIB para financiamento da Ciência e Ensino Superior.

A necessidade de trazer mais para o ensino a cultura de investigação científica, onde o rigor e a dimensão colaborativa são marcas distintivas, e sem a subordinação de uma sobre a outra, foi central na mensagem do diretor do Centro de Investigação de Políticas de Ensino Superior (CIPES). Esta ideia de Pedro Teixeira ecoou, mais ou menos explicitamente, ao longo da sessão de abertura, na qual participaram ainda o ministro e o presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), para além do presidente do CRUP. Pedro Dominguinhos, representante do CCISP, ao abordar a necessidade de repensar a relação entre investigação, ensino e inovação, considerou mesmo que pouco se avançou, nos últimos anos, em termos de inovação pedagógica. O presidente do CCISP apelou à criação de outros contextos de aprendizagem adequados aos novos públicos do ensino superior, nomeadamente a geração “milleniall” e outros públicos que procuram formação ao longo da vida.

“Portugal com mais Europa e Europa com mais Portugal”, proclamou o ministro da Tecnologia, Ciência e Ensino Superior, ideia chave da estratégia para a Ciência e para o Ensino Superior que explanou durante a mesma sessão. Cumprir esse objetivo passa por uma articulação mais clara entre a investigação e o ensino, pela captação ainda mais eficaz de recursos humanos qualificados vindos de outras paragens e pelo reforço da participação portuguesa em redes europeias de investigação, considerou. Para Manuel Heitor, tal implica reduzir barreiras burocráticas que ainda existem nas instituições e na administração pública e criar um quadro de contratação que seja claro. O governante deixou ainda implícita a necessidade de uma maior eficácia na captação de fundos europeus e uma maior articulação entre a gestão central e programas europeus e a gestão desses mesmos fundos em Portugal.

A 2ª Convenção do Ensino Superior decorre no Auditório Renato Araújo no Edifício da Reitoria, sob o tema “Investigação, Inovação e Ensino: os desafios para 2030”. Ao longo do dia 15 de março estiveram em cima da mesa temas como as novas dinâmicas de transformação digital e de criação de emprego qualificado, de abertura à sociedade e ao Mundo, bem como aspetos estruturantes como a coesão territorial ou a criação de oportunidades de mobilidade socioeconómica.

O tema novas dinâmicas de transformação digital, de criação de emprego qualificado e de abertura à sociedade e ao Mundo foi salientado na intervenção da antiga Reitora da UA. Embora os considere necessários na estratégia de internacionalização das instituições e captação de alunos estrangeiros, Helena Nazaré criticou os rankings por transmitirem uma visão enviesada da atividade das instituições e não medirem, na realidade, a qualidade da formação. A antiga Reitora alertou para o desafio que representa a evolução tecnológica, nomeadamente em termos de segurança, gestão e tratamento de grandes quantidades de dados.

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