conteúdos
links
tags
Conferências
Dia 20 de março, a partir das 14h30, no Anfiteatro do Departamento de Física
DFis comemora o Sol, a Terra e o Clima em Dia Mundial da Meteorologia
O Sol, a Terra e o Clima homenageados na Universidade de Aveiro
Para assinalar o Dia Mundial da Meteorologia o Departamento de Física (DFis) e o Núcleo de Estudantes da licenciatura em Meteorologia, Oceanografia e Geofísica da Universidade de Aveiro (UA) promovem uma jornada comemorativa aberta à sociedade, onde o tema de reflexão será a importância do Sol no Sistema Climático e no Clima da Terra. O encontro realiza-se a 20 de março, a partir das 14h30, no Anfiteatro do DFis.

Anualmente, no dia 23 de março, comemora-se o estabelecimento em 1950 da Organização Meteorológica Mundial (OMM) como agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) para a meteorologia, hidrologia e ciências geofísicas. Todos os anos, o dia tem um tema associado, que em 2019 foi definido como O Sol, a Terra e o Clima.  

“O Sol fornece a energia que alimenta toda a vida na Terra. Impulsiona o clima, as correntes oceânicas e o ciclo hidrológico. Molda o nosso humor e as nossas atividades diárias. É a inspiração para música, fotografia e arte”, resume a OMM.

É neste contexto que o DFis propõe à comunidade um programa de apresentações e debates entre especialistas.

Programa:

14h30 _ Receção dos convidados

14h45 _ Sessão de Abertura

Paulo Jorge Ferreira – Reitor da Universidade de Aveiro

João Miguel Dias – Diretor do Departamento de Física

15h00 _ “O Sol quando nasce, não é para todos: o sistema climático como máquina termodinâmica” – Carlos da Camara (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)

15h30 _ Coffee Break

15h40 _ “A influência do Sol no clima da Terra” – Ana Lourenço (Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra)

16h10 _ Debate

16h30 _ Encerramento / Anúncio do vencedor do concurso de fotografia

imprimir
tags
ficheiros associados
outras notícias