conteúdos
links
tags
Conferências
Dia 20 de março, às 14h00, no Auditório Sousa Pinto
Os mapas conceptuais no ensino e na aprendizagem da matemática: o caso particular da álgebra linear
Departamento de Matemática
Está agendada para 20 de março mais uma palestra do Seminário MATEAS - Matemática: Ensino e Avaliação no (Ensino) Superior. Com o título "Os mapas conceptuais no ensino e na aprendizagem da matemática: o caso particular da álgebra linear", esta palestra terá início às 14h00 no Auditório Sousa Pinto (Departamento de Matemática) e será proferida por Ricardo Gonçalves, docente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

No sentido de Novak, os mapas conceptuais são artefactos que se constituem como uma forma de representar ou organizar conhecimento. Como caraterística física, expõem as relações que se pretendem ou podem estabelecer entre conceitos, ideias, teorias e/ou procedimentos.

Os mapas conceptuais servem simultaneamente o propósito do ensino e da aprendizagem, vertentes que diversos investigadores em ciências e em educação matemática têm explorado. Na perspetiva do professor podem ser um auxiliador à atividade de instrução e uma ferramenta para potenciar a reflexão dos alunos; na perspetiva do aluno, derivado do ato de refletir, os mapas conceptuais podem constituir-se como um mecanismo para o desenvolvimento conceptual.

A Matemática tem como caraterística muito própria as múltiplas relações que se podem estabelecer entre diversos conceitos, da mesma ou diferentes teorias. No caso concreto da álgebra linear, esta é uma das principais razões apontadas pelos alunos, e assinaladas pelos investigadores, na génese das dificuldades de aprendizagem observadas.

Nesta palestra pretende-se: (i) sintetizar alguns trabalhos de investigação conhecidos em torno do papel dos mapas conceptuais nos processos de ensino e de aprendizagem de disciplinas de matemática do ensino superior; (ii) como professor de álgebra linear, apresentar a estratégia pessoal de considerar a construção de mapas conceptuais (ou num sentido mais abrangente, a construção de esquemas). 

Auditório Sousa Pinto

20 de março de 2019 às 14h00

Seminário financiado através do CIDMA - “Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações” e da FCT - “Fundação

para a Ciência e a Tecnologia” no âmbito do projeto UID/MAT/04106/2019. As sessões são gravadas e disponibilizadas em: http://mateas.wikidot.com

imprimir
tags
evento relacionado