conteúdos
links
tags
Campus
Três equipas de estudantes da UA na prova UNIRAID
Uma prova todo-o-terreno que é uma experiência para a vida
Três equipas de estudantes da UA participaram no UNIRAID 2019
Uma aventura de carro pelo deserto que ficará na memória como muito mais que uma prova todo-o-terreno. Não se esquecerá aquele momento em que uma criança marroquina, descalça, aparece, no meio do deserto, sem se perceber de onde, a pedir água e comida… Jorge Monteiro, estudante de Engenharia Mecânica e membro de uma das três equipas de estudantes da Universidade de Aveiro (UA) participantes no UNIRAID, recorda este episódio para exprimir quão marcante pode ser um evento solidário deste tipo. Várias caixas de cadernos, roupas e brinquedos foram entregues a escolas e à população.

Fizeram cerca de 5000 quilómetros em nove dias. Três equipas de estudantes da UA, em veículos com mais de 20 anos, aventuraram-se pelo deserto de Marrocos à procura de aventura, vontade de ultrapassar desafios, mas também com muito espírito solidário. Cada equipa, constituída por dois elementos, levava à volta de 60 kg material escolar, brinquedos e roupa para distribuir pelas crianças marroquinas. Parte do material, explicou Jorge Monteiro, membro da equipa Rumo ao Sorriso, foi sendo distribuído ao longo da viagem às crianças que apareciam, outra parte foi distribuído através das escolas.

“Sinto que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para ajudar, apesar de sabermos que, mesmo assim, é muito pouco para as necessidades daquela população”, lamenta Jorge Monteiro.

Para trás ficou uma série de noites mal dormidas ocupadas a reparar os problemas que surgiam no carro para, poderem rolar durante o dia. Apesar desses percalços, conseguiram chegar ao fim, assinala, ao contrário do que aconteceu a alguns outros veículos que tiveram de regressar de reboque.

Das três equipas, seis estudantes da UA entre cerca de 200 universitários de vários países na edição de 2019 do UNIRAID, duas são de alunos do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) e uma do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM): Alexandre Ferreira/Diogo Helena (equipa Sand Wave, em Peugeot 106); Amélia Ramos/Pedro Magalhães (equipa Sand Wish, em Nissan Sunny); Jorge Monteiro/Hernâni Sousa (equipa Rumo ao Sorriso, em Volkswagen Polo 1300 CC GT).

“Andámos um pouco ocupados a distribuir sorrisos! Este UNIRAID foi de emoções, de muito material distribuído. Já chegámos a casa, mas cheios de vontade de regressar”, escrevia a equipa Sand Wish, de Amélia Ramos e Pedro Magalhães, participante pela segunda vez, no seu Facebook.

Páginas de cada equipa no Facebook:

https://www.facebook.com/Rumo-ao-Sorriso-Uniraid-2019-1897151563665050/

https://www.facebook.com/Sand-Wave-UniRaid-2019-429067017507684/

https://www.facebook.com/SandWishUniraid/

imprimir
tags
outras notícias