conteúdos
links
tags
Investigação
Formação da UA para a Economia Circular destacou-se em evento nacional
Unidade curricular inovadora da UA apresentada em conferência sobre Economia Circular
Teresa Franqueira, coordenadora da Design Factory Aveiro
Organizada pela Sociedade Ponto Verde no passado dia 28 de Fevereiro, a conferência Pensar o Futuro de Forma Circular procurou reunir alguns dos principais intervenientes na procura de uma melhor gestão dos recursos e materiais, um caminho que passa certamente pela valorização e extensão do tempo de vida dos mesmos.

Ao longo do dia, e com um painel multidisciplinar, procurou-se ir ao encontro das atuais preocupações de todos os agentes da sociedade portuguesa, e sobretudo procurar respostas para as dúvidas que persistem, de uma forma muito prática e orientada para a ação relativamente à implementação da Economia Circular de forma abrangente.

Teresa Franqueira, Professora Associada da Universidade de Aveiro e directora  da Design Factory Aveiro, expôs alguns dos desafios da educação para a Economia Circular, partilhando a sua experiência como coordenadora de uma unidade curricular inovadora e multidisciplinar que desafia os estudantes a pensar no design de produto de forma mais sustentável e consciente. Esta unidade curricular, intitulada: Design de Produto em Economia Circular foi criada no âmbito do projeto internacional KATCH_e, coordenado pelo LNEG e com a parceria da Amorim Cork Composites em Portugal.

A primeira edição da unidade curricular decorreu durante o primeiro semestre do ano letivo 2018/2019, e foi destinada a estudantes de mestrado de vários cursos da UA, contando igualmente com a participação de uma equipa multidisciplinar de 6 docentes da UA, que integram também o projecto KATCH_e na UA.

O Jornal Expresso destacou a intervenção da professora Teresa Franqueira referindo a importância da educação e que "É no design de produto que estão algumas das chaves da redução da pegada ecológica", algo que se procura promover nesta unidade curricular.

Veja abaixo o vídeo com uma entrevista da docente ao Expresso: https://expresso.pt/economia/2019-03-06-Os-millenials-ja-tem-consciencia-do-que-e-ser-verde--Mais-ou-menos

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias