conteúdos
links
tags
Campus
Nova infraestrutura permite investigação em ambiente limpo e controlado
Inauguração das salas limpas situadas no edifício CICFANO
Infraestrutura importante para a investigação das unidades I3N e CICECO
Decorreu no passado dia 27 de fevereiro a inauguração das salas limpas situadas no edifício CICFANO, onde estiveram presentes Artur Silva, Vice-Reitor, João Miguel Dias, diretor do Departamento de Física, João Rocha, diretor do CICECO, e João Veloso, diretor do I3N.

Esta infraestrutura é composta por três salas ISO 6 (Classe 1000) com cerca de 50 metros quadrados  de área total, e uma sala e um corredor ISO 7 (Classe 10000) com 60 e 80 metros quadrados, respetivamente. Está equipada com sistema de controlo de acessos e de vídeo vigilância (CCTV), que garante a segurança dos utilizadores e das instalações.

descrição para leitores de ecrã
Artur Silva, João Rocha, Luís Carlos, João Miguel Dias e João Veloso no dia da inauguração da sala

O funcionamento desta infraestrutura inovadora na UA permitirá desenvolver trabalho de investigação em ambiente limpo e controlado em termos de temperatura, humidade e número de partículas presentes no ar, e conta já com um equipamento de deposição de filmes finos por feixe de eletrões (e-Beam) em operação. Brevemente serão instalados equipamentos de litografia laser com verificação e alinhamento ótico, bem como deposição por spin-coating e dip-coating.

Em pleno funcionamento esta infraestrutura irá prestar um importante contributo para a investigação e desenvolvimento de ponta que se realiza no I3N e no CICECO.

imprimir
tags
outras notícias