conteúdos
links
tags
Concursos e Prémios
Nos dias 14, 15, 16, 17 e 20 de março irá decorrer na UA a competição EBEC Aveiro 2019
Estudantes postos à prática na maior competição de Engenharia da Europa
Competição Europeia
Estudantes de áreas de engenharia, ciências e tecnologias participam na maior competição de engenharia da Europa, organizada por vários grupos locais do BEST - Board of European Students of Technology. Na Universidade de Aveiro (UA) ocorrerá uma das fases locais organizada pela associação BEST Aveiro. Este projeto permite que os alunos apliquem os conhecimentos técnicos que vão adquirindo ao longo do seu percurso académico em situações reais do contexto empresarial enquanto promove, simultaneamente, a criatividade, o espírito de entreajuda e iniciativa. Além disso, promove o alargamento da rede de contactos e o intercâmbio cultural entre estudantes e empresas, revelando-se fundamental para o futuro de jovens aquando da entrada no mundo do trabalho.

A EBEC - European BEST Engineering Competition - é a maior competição de engenharia da Europa, organizada por vários grupos locais do BEST - Board of European Students of Technology - e está presente em mais de 80 universidades europeias.

Esta competição é destinada a estudante das mais diversas áreas de engenharia, ciências e tecnologias, promovendo a transposição para a prática dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do percurso académico, assim como a aplicação dos mesmo em situações reais do contexto empresarial.

A EBEC não só possibilita o desenvolvimento intelectual e ativo dos seus participantes, como também proporciona o crescimento de determinadas competências tais como exposição de ideias, trabalho em equipa e criatividade. Todo o ambiente vivido ao longo desta competição promove a interação entre estudantes, a universidade e as empresas.

descrição para leitores de ecrã
A EBEC - European BEST Engineering Competition - é a maior competição de engenharia da Europa, organizada por vários grupos locais do BEST - Board of European Students of Technology - e está presente em mais de 80 universidades europeias

Este evento, insere-se num projeto a nível internacional que engloba essencialmente três grandes fases sendo estas local, nacional e internacional.

Relativamente às fases locais, estas são organizadas pelas várias universidades onde o BEST se encontra presente. Sendo a EBEC Aveiro uma das fases locais, esta decorrerá na Universidade de Aveiro e será organizada pela associação BEST Aveiro.

O BEST Aveiro é uma entidade que conta com mais de 45 membros ativos nas áreas das ciências, engenharias e tecnologias, tendo como principais objetivos o desenvolvimento pessoal, académico e cultural dos estudantes, oferecendo e dinamizando uma variedade de atividades e eventos de forma a aproximar os estudantes da universidade e das empresas através de três grandes serviços: envolvimento educacional, educação complementar e apoio à carreira.

Este ano, a EBEC Aveiro, decorrerá nos dias 14, 15, 16, 17 e 20 de março. 

O primeiro dia - 14 de março - contará com uma feira de empresas e um cocktail network, os quais são formas bastante dinâmicas de fomentar o diálogo e a partilha de experiências e métodos de trabalho entre as empresas e a comunidade estudantil. Para além disso, estas atividades promovem a exposição e demonstração de produtos e serviços das entidades presentes à comunidade académica. No segundo dia - 15 de março - ocorrerá uma workshop sobre Strategic planning.

A competição propriamente dita, iniciar-se-á no dia 16 de março e deterá uma duração de 24 horas. Durante este período, os estudantes que estarão organizados em equipa, irão participar numa das seguintes modalidade: Team Design ou Case Study.

A modalidade Team Design envolve a construção de um protótipo, com materiais limitados, de forma a solucionar um problema proposto por uma empresa.

Já na modalidade de Case Study os participantes terão de resolver duas provas teóricas, cada uma com a duração de 12 horas, que serão igualmente propostos por empresas parceiras.

A apresentação das soluções finais criadas pelas várias equipas, será apresentada a um painel de jurados no dia 20 de março. A equipa vencedora de cada modalidade terá o privilégio de representar a Universidade de Aveiro na fase nacional, que este ano decorrerá no Instituto Superior Técnico de Lisboa.  Na fase nacional, estas equipas terão como principal objetivo garantir o seu lugar na fase final europeia da EBEC que ocorrerá na cidade de Turim localizada em Itália em agosto deste mesmo ano.

imprimir
tags
outras notícias