conteúdos
links
tags
Cultura
Inscrições abertas: 27 de fevereiro, 6, 13 e 20 de março, pelas 15h00
"Estudar e Viver em Aveiro": Visitas guiadas ao Museu de Aveiro para os estudantes internacionais da UA
Museu de Aveiro - Santa Joana
No âmbito do Protocolo assinado entre a Universidade de Aveiro, a Câmara Municipal de Aveiro, a Associação Académica da Universidade de Aveiro e o ERASMUS Student Network, no passado dia 13 de fevereiro, estão agendadas algumas visitas guiadas ao Museu de Aveiro destinadas, em particular, aos estudantes internacionais da Universidade de Aveiro.

Aprofundar o conceito de “Estudar e Viver em Aveiro” passa também por dar a conhecer a cidade e a região a estes estudantes, compromisso para um melhor acolhimento e integração nesta sua nova realidade.  Nessa medida, estão já previstas algumas atividades de interesse sociocultural, que comportam diferentes experiências para melhor conhecer e sentir Aveiro e a sua Universidade. Estas iniciativas incluem, entre outras, visitas guiadas ao Museu de Aveiro.

A primeira decorrerá no próximo dia 27 de fevereiro, pelas 15h00, estando já agendadas outras visitas para os dias 6, 13 e 20 de março há mesma hora. Para poder participar terá de se inscrever através do seguinte formulário. De referir que esta iniciativa se destina à comunidade internacional da Universidade de Aveiro, sendo que decorrerá associada ao Programa de Atividades “UA_Intercultural”, que comportará diversas outras ações e que se encontra disponível para consulta no site da UA.

 

Breve descrição da Visita ao Museu de Aveiro

 

Percurso Monumental

O Museu de Aveiro apresenta um circuito de visita com duas partes distintas mas complementares: o percurso monumental e a exposição permanente. O percurso monumental pelo antigo Convento de Jesus mostra os espaços conventuais que sobreviveram até aos nossos dias. São, na sua maior parte, espaços sagrados, uma vez que as áreas privadas desapareceram devido às sucessivas obras de adaptação deste edifício a colégio e, posteriormente, a museu. Desapareceram as celas, a enfermaria, a botica, as oficinas e os celeiros. Sobrevivem ainda alguns vestígios das cozinhas na área da atual cafetaria. No piso térreo do convento podem ver-se o coro baixo, com o túmulo da Princesa Santa Joana; a Igreja de Jesus, com ligação pela Capela de Santo Agostinho; o claustro, com as suas capelas, sala do capítulo e refeitório. No piso superior, o claustro dá acesso ao coro alto e às capelas devocionais que lhe são contíguas. No espaço da exposição permanente, surgem ainda dois vestígios do antigo convento: a Sala de Lavor e a Capela do Senhor dos Passos.

 

Exposição Permanente

As coleções do Museu são essencialmente provenientes do Convento de Jesus. Este fundo primitivo foi sendo enriquecido com bens provenientes de outros conventos de Aveiro, de Coimbra e de Lisboa. Assim, as coleções são, na sua maior parte, de arte sacra. O núcleo inicial da exposição é dedicado ao culto e à iconografia da Princesa Santa Joana, apresentando as imagens e as relíquias que saem anualmente em procissão no dia 12 de Maio, aniversário da sua morte.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias