conteúdos
links
tags
Divulgação de Ciência
Na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Exposição de Aranhas e Escorpiões em Aveiro
Exposição de Aranhas e Escorpiões em Aveiro
A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro tem patente ao público uma exposição temporária que promete não deixar ninguém indiferente. “Viagem ao mundo das aranhas” é uma exposição que reúne cerca de 40 aranhas e escorpiões vivos, oriundos de vários continentes e representativos da biodiversidade dos múltiplos habitats destes animais.

Conhecer para preservar

Pensada para crianças e adultos, esta exposição convida a conhecer os aracnídeos do ponto de vista científico, dando a conhecer a ecologia e biologia destes animais, e a sua importância para o equilíbrio dos ecossistemas. Pretende, acima de tudo, promover a curiosidade e a conservação da biodiversidade e esclarecer sobre a importância destes animais na natureza.

Por se alimentarem sobretudo de insetos, as aranhas desempenham um papel muito importante no equilíbrio dos ecossistemas, evitando que os grupos de que se alimentam se tornem pragas. Além disso, os humanos têm estudado o potencial da aplicação da seda das aranhas, por ser um material muito resistente, e do veneno, para o tratamento de determinadas doenças.

 

Tarântulas venenosas e escorpiões fluorescentes

Estes aracnídeos de oito patas, alguns com oito olhos e quelíceras venenosas, não deixam ninguém indiferente, seja por curiosidade, medo ou admiração.

Na exposição que está patente na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, os visitantes podem descobrir que há tarântulas que libertam pelos urticantes quando se sentem em perigo ou que os escorpiões ficam fluorescentes quando iluminados com luz ultravioleta. E podem conhecer várias espécies como a viúva, uma das aranhas mais venenosas do mundo, à tarântula-golias-comedora-de-pássaros, a maior espécie de todas.

Os exemplares vivos que integram esta exposição estão em terrários de vidro, de modo a que a aproximação a estes animais seja possível e feita em segurança. As descrições detalhadas sobre cada espécie esclarecem sobre a biologia de cada uma delas e revelam curiosidades surpreendentes.

 

Abertura ao público

“Viagem ao mundo das aranhas” é uma exposição de âmbito internacional, oriunda da Polónia, que já esteve patente em mais de 10 países europeus.

Em Aveiro, a exposição foi inaugurada no dia 26 de fevereiro de 2019 e estará aberta ao público até 1 de março de 2020.

As datas e horários de abertura, assim como os valores do bilhete de entrada podem ser consultados aqui.

A não perder esta viagem ao fantástico mundo das aranhas!

 

imprimir
tags
evento relacionado