conteúdos
links
tags
Conferências
Dia 20 de fevereiro, às 14h30, no Espaço 24H, na sala UA_Intercultural
Migrações climáticas, acesso à terra e Direitos Humanos
Migrações climáticas, acesso à terra e Direitos Humanos
A ReAlimentar - Rede Portuguesa pela Soberania e Segurança Alimentar, em parceria com a Universidade de Aveiro (UA) e a Plataforma Aveiro Direitos Humanos, convidam toda a comunidade académica para uma roda de diálogo a decorrer no dia 20 de fevereiro, pelas 14h30, no Espaço 24H, junto à Livraria da UA. Este evento conta com a presença de docentes da UA e oradores ligados ao tema.

As migrações motivadas pela instabilidade socioambiental não são novidade na história humana. Todavia, devido à degradação ambiental, à mudança e variabilidade climática, esta realidade tem-se vindo a verificar de forma cada vez mais evidente estimando-se que o fluxo mundial de refugiados ambientais dispare nas próximas décadas, adensando ainda mais a crise migratória global e o sério problema de acesso à terra. Este fenómeno tem igualmente na sua génese a corrida a recursos naturais cada vez mais escassos e nos conflitos daí advenientes. Recorde-se que no final de 2018, em sede da Organização das Nações Unidas, foi aprovado pelos Estados-membros com o apoio da Assembleia Geral, o Pacto Global para a Migração Segura, Ordenada e Regular.

A ReAlimentar - Rede Portuguesa pela Soberania e Segurança Alimentar, em parceria com a Universidade de Aveiro e a Plataforma Aveiro Direitos Humanos, convidam toda a comunidade académica para uma roda de diálogo a decorrer no dia 20 de fevereiro, pelas 14h30, no Espaço 24H, junto à Livraria da Universidade de Aveiro.

Para esta iniciativa, conta-se com a participação do Professor Carlos Rodrigues (Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro), do Professor Hector Mondrágon (Observatório dos Direitos Humanos da América Latina), da Professora Isabel Nunes (Dep. de Ambiente e Ordenamento, CESAM-Centro de Estudos do Ambiente e do Mar) e do Dr. João Henriques (CLAIM, Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes e Plataforma Aveiro Direitos Humanos - PADH).

Este evento surge na sequência de outras ações realizadas junto da sociedade civil aveirense sobre o tema do Direito Humano à Alimentação e ao Desenvolvimento Sustentável, um dos quais integrou o programa de atividades da celebração dos 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos promovido pela Plataforma Aveiro Direitos Humanos.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias