conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
Cursos gratuitos em Ciência Aberta
Como elaborar um Plano de Gestão de Dados para um projeto H2020
Horizonte 2020
O OpenAIRE, em conjunto com o projeto FOSTERplus, promovem para 2019 uma variedade de webinars em Ciência Aberta dedicados a diferentes temáticas e para públicos vários. No dia 27 de fevereiro, às 14h30, tem a possibilidade de frequentar um webinar gratuito que lhe dará a conhecer os requisitos e condições dos dados abertos no H2020, quando e como elaborar um Plano de Gestão de Dados para o projeto.

WEBINAR

Planos de Gestão de Dados

Descrição: Conheça os requisitos e condições dos dados abertos no H2020 e saiba quando e como elaborar um Plano de Gestão de Dados para o projeto

Destinatários: investigadores, coordenadores de projetos, gestores de ciência

Data: 27 fevereiro (14h30)

Oradores: Antónia Correia e Pedro Príncipe (integrado no curso de elearning do FOSTER)

Inscrição: Formulário de inscrição

Estas ações são promovidas pelo Gabinete de Projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

SOBRE OS PLANOS DE GESTÃO DE DADOS

"Um plano de gestão de dados de investigação tem como objetivo especificar todas as questões ligadas com a produção, arquivo, preservação, descrição, partilha e disseminação dos dados gerados no âmbito de um projeto de investigação. Através de um plano de gestão de dados é possível  compreender com clareza quais e como é que os dados vão ser recolhidos, tratados e disponibilizados durante e após a finalização de um projeto  bem como, a identificação dos intervenientes no processo, a definição do nível de acesso aos dados e a forma como poderão ser reutilizados noutros contextos."

Mais informação em http://blogs.ua.pt/bibliotecainforma/?p=8243

Outros artigos de interesse:

Dados de investigação: o que preciso saber?Dados de investigação: requisitos do H2020 e da FCT 

SOBRE O OpenAIRE

O OpenAIREsurgiu no âmbito da estratégia da Comissão Europeia para a promoção da Ciência Aberta nos países europeus e como a infraestrutura que permite agregar as publicações e dados científicos resultantes dos projetos financiados pelo 7.º Programa-quadro e pelo Horizonte 2020.

Trata-se de uma plataforma que agrega registos de várias instituições, onde é possível pesquisar publicações (artigos, teses de doutoramento, etc.), dados científicos, projetos de investigação e repositórios.

Mais informação em: http://blogs.ua.pt/bibliotecainforma/?p=9488 e https://www.openaire.eu/faqs 

SOBRE O PROJETO FOSTER Plus

"FOSTER Plus (Fostering the practical implementation of Open Science in Horizon 2020 and beyond) is a 2-year, EU-funded project, carried out by 11 partners across 6 countries. The primary aim is to contribute to a real and lasting shift in the behaviour of European researchers to ensure that Open Science (OS) becomes the norm."

Mais informação nem https://www.fosteropenscience.eu/about

imprimir
tags
outras notícias