conteúdos
links
tags
Conferências
Seminário decorre a 13 de fevereiro na Sala de Atos da Reitoria
Ministro presente na sessão sobre avaliação dos fundos europeus para a formação avançada
Reitoria
O Seminário de Avaliação sobre o Contributo dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento para a Formação Avançada realiza-se no dia 13 de fevereiro de 2019, entre as 10h00 e as 12h00, no Sala de Atos Académicos, Reitoria da Universidade de Aveiro (UA). Neste evento são esperados o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão e o Reitor da UA. O evento é aberto à comunidade.

O evento tem por objetivo divulgar e discutir as conclusões e recomendações do estudo feito sobre os apoios europeus no âmbito da Formação Avançada entre 2007 e 2018 com um painel diversificado de personalidades e atores conforme o Programa do evento evidencia. Estes apoios europeus incidiram em Bolsas de Doutoramento, Pós-doutoramento e Programas Doutorais, no período de programação do QREN e PT2020, e aconteceram via Fundo Social Europeu (FSE).

A sessão de abertura, a 13 de fevereiro, contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, bem como do Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira e do presidente do Programa Operacional Capital Humano (POCH), Joaquim Bernardo. Após a apresentação dos resultados e recomendações do estudo de avaliação pelo Consorcio IESE, Improve Consult e PPLL, haverá lugar a uma mesa redonda composta um painel diversificado de personalidades representativas de diversos setores desta política pública e do sistema cientifico nacional e representantes de autoridades de gestão responsáveis pela continuidade de apoio a estas atividades. A sessão de encerramento do evento contará com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza.

A avaliação afere, periodicamente, se o Programa está a produzir os efeitos esperados, analisando a relevância, coerência, eficácia, eficiência, impacto e sustentabilidade dos apoios que virá a conceder ou já concedeu para promover a elevação das qualificações das pessoas e as suas condições de empregabilidade, tendo por objetivo contribuir para decisões de política e programáticas baseadas em evidências.

Neste contexto, o processo iniciou-se com a avaliação ex ante, cujos resultados foram não só ponderados na versão final do documento de programação, aprovado pela Comissão Europeia, como continuam a ser objeto de atenção na fase de implementação do Programa.

O relatório final dessa avaliação encontra-se aqui.

A inscrição deve ser feita através de formulario próprio.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias