conteúdos
links
tags
Bolsas
Bolsa de Investigação para Mestre - PTDC/BIA-CEL/31378/2017
Concurso para Bolsa de Investigação: “Interação entre vírus e peroxissomas: descoberta de novos alvos para terapia antiviral”
Está aberto o concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação no âmbito do projeto “Interação entre vírus e peroxissom as: descoberta de novos alvos para terapia antiviral” com a referência PTDC/BIA-CEL/31378/2017 e PO CI-01-0145-FEDER-031378, financiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia I.P. (FCT, I.P.) na sua componente de Orçamento de Estado e pelo COMPETE2020 Program a Operacional Competitividade e Internacionalização, (FEDER). Área Científica: Virologia, Biologia celular e Ciências Biomédicas.

Área Científica: Virologia, Biologia Celular e Ciências Biomédicas.

Requisitos de admissão:

Os candidatos devem ser detentores de um a Licenciatura em disciplinasda área das Ciências da Vida, nomeadamente, Biologia, Bioquímica, Ciências Biomédicas ou afins, com média mínima de 14 valores e mestrado na mesm a área com média mínima de 18. Serão fatores preferenciais possuir experiência comprovada de investigação prévia em técnicas de biologia celular e molecular (PCRe qRT-PCR, western blot, extração de ácidos nucleicos, extração de proteínas, imunocitoquímica, etc), virologia (preferencialmente com os vírus influenza ou ocytomegalovirus humano), bioquímica, microscopia de fluorescência e sistemas de manutenção de culturas celulares animais assim com o bom domínio, oral e escrito, da língua inglesa.

Os candidatos devem estar motivados a trabalhar num ambiente internacional assim como numa eventual futura candidatura à obtenção do grau de Doutor em Biomedicina.

Plano de trabalhos:

O projeto tem com o objetivo principal o estudo de mecanism os de infeção celular e da imunidade inata antiviral dependentes dos peroxissomas, comuns a diferentes vírus de alto impacto médico e relevância económica. Os resultados deste projeto poderão contribuir para a descoberta de novos alvos celulares, não só para o desenvolvimento de estratégias de combate viral específicas mas também de potenciais terapias antivirais de largo espectro de ação.

O trabalho a desenvolver pelo bolseiro no âmbito do projeto compreende a utilização de: técnicas de biologia molecular e celular; técnicas de manutenção de culturas celulares; técnicas de infeção viral em nível de segurança BSL-2; técnicas de microscopia de fluorescência; técnicas bioquímicas e morfológicas; tratamento e análise de dados; elaboração de relatórios, publicações e outros documentos em português e inglês.

Legislação e regulamentação aplicável:

Lei nº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/Regulam entoBolsasFCT2015.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de maio.

Local de trabalho:

O trabalho será desenvolvido no Instituto de Biomedicina da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica da Doutora Daniela Ribeiro.

Duração da(s) bolsa(s):

A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto em março de 2019. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máxim o de 16 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal:

O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no país (http://alfa.fct.m ctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de selecção:

Os CVs dos candidatos juntamente com as suas cartas de motivação serão avaliados e os 3 melhores candidatos serão selecionados para entrevista. A avaliação dos CVs com especial incidência nas habilitações académicas, formação e experiência profissionais nas áreas e técnicas em que se inserem as funções a desempenhar terá um peso de 60% e a entrevista um peso de 40%.

São critérios de exclusão dascandidaturas: média final de licenciatura inferior a 14 valores e de mestrado inferiora 18 valores.

Composição do Júri de Selecção:

Presidente: Doutora Daniela Ribeiro, Investigadora da Universidade de Aveiro;

Vogais: Doutora Ana Raquel Soares,Investigadora e Doutora Fátima Camões, Investigadora, ambas da Universidade deAveiro.

Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Os resultados finais daavaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida e os candidatos serão notificados por email até 15 dias após o fecho do concurso.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto no período de 15/02/2019 a 28/02/2019.

Todas as candidaturas devem ser enviadas por email para a Dra. Raquel Brito (email: raquelbrito@ua.pt), com menção à referência do projeto PTDC/BIA-CEL/31378/2017.

A carta de candidatura deverá vir acompanhada dos seguintes documentos: Carta de motivação, Curriculum Vitae, certificados de habilitações, uma carta de recomendação e outros documentos pertinentes para a apreciação da candidatura.

imprimir
tags
outras notícias