conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
Candidaturas até 28 de fevereiro
Abertas candidaturas a provas para acesso à UA via Maiores de 23 anos
A Universidade de Aveiro (UA) tem candidaturas abertas, até 28 de fevereiro, às provas de acesso aos cursos técnico superior profissional, licenciatura e mestrados integrados através do regime Maiores de 23. Na linha do que tem acontecido nos anos anteriores, a UA oferece a todos os interessados a possibilidade de frequentar um curso de preparação para os diferentes exames de conhecimento (START exames) que, para além de constituir uma oportunidade para os candidatos se prepararem conveniente para as provas de ingresso, permite a dispensa desses exames se concluído com aproveitamento.

A inscrição nas provas é realizada online, mediante o preenchimento de formulário normalizado e disponível para o efeito em http://www.ua.pt/m23. Estas provas são compostas por três componentes de avaliação. A primeira componente tem cariz teórico-prático e traduz-se na realização de um exame de conhecimentos, com parte escrita e/ou oral, que incidirá sobre o conjunto de matérias consideradas como indispensáveis ao ingresso no curso em causa. A segunda componente implica a apreciação do currículo escolar, profissional e pessoal do candidato e a terceira traduz-se na realização de uma entrevista que visa avaliar as motivações do candidato no que concerne à escolha do curso superior, apreciar e discutir o curriculum vitae e ainda fornecer ao candidato informação sobre o curso, seu plano, exigências e saídas profissionais.

O regulamento deste regime especial de acesso, o calendário, as instruções e procedimentos do processo de candidaturas e os programas dos diferentes exames de conhecimento a realizar podem ser consultados em http://www.ua.pt/m23. Outras informações podem ser solicitadas ao Balcão Único Maiores de 23 da UA, pelo tel.: 234 401 515 ou email: maiores23@ua.pt.

O concurso especial para novos públicos M23 é uma via especial de acesso ao Ensino Superior, que se destina a quem tenha completado 23 anos até 31 de dezembro do ano que antecede a candidatura, e não possua o ensino secundário completo ou o tenha concluído através do Programa Novas Oportunidades ou equivalente.

Podem ainda candidatar-se titulares de curso secundário (12º ano completo) ou equivalente, desde que esse curso tenha sido concluído há mais de cinco anos, inclusive, e não sejam titulares de habilitação de acesso e ingresso ao ensino superior, nos termos aplicáveis ao regime geral de acesso ou outras vias especiais de ingresso.

A UA oferece a todos os interessados a possibilidade de frequentar um curso de preparação para os diferentes exames de conhecimento (START exames), cujas inscrições terminam igualmente a dia 28 de fevereiro. Saiba mais em www.ua.pt/ensino/startexames.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias