conteúdos
links
tags
Divulgação de Ciência
Iniciativa da UA, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, continua até final de maio
Sessões “Histórias com Ciência na Biblioteca Escolar” alargam-se a Ovar
Sessão do ciclo Histórias com Ciência nas Bibliotecas Escolares com João Oliveira, na Escola Secundária Júlio Dinis em Ovar
Iniciativa de vários departamentos e unidades de investigação da Universidade de Aveiro (UA), em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação, a quarta edição do ciclo de conferências “Histórias com Ciência na Biblioteca Escolar” decorre até final de maio. Trata-se de um projeto de divulgação científica para alunos do ensino secundário dos agrupamentos da região de Aveiro.

Perante um cardápio de onze sessões sobre história do saber científico, as escolas da região fazem a sua escolha de temas e datas de acordo com a disponibilidade dos intervenientes. Os temas são variados e, por vezes, congregam, em simultâneo, saberes de diversas áreas, mostrando aos alunos, na prática, como o conhecimento científico é um conjunto de vasos comunicantes com representações diferenciadas, mas complementares e mutuamente enriquecedoras, em disciplinas tão distintas como Literatura, Medicina, Química, Astronomia, Matemática, Geografia, Botânica ou Física. Aos sete agrupamentos de escolas da região que já participavam na iniciativa, juntaram-se, durante o atual ano letivo, mais três do concelho de Ovar.

Participa neste projeto um conjunto de docentes e investigadores, oriundos das universidades de Aveiro e de Coimbra, com investigação desenvolvida no quadro dos temas propostos nas sessões do ciclo. A coordenação do evento está a cargo de António Andrade, professor do Departamento de Línguas e Culturas e investigador no Centro de Línguas, Literaturas e Culturas (CLLC), a quem incumbe a articulação com os diferentes intervenientes da UA, e de José António Videira Saro, Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares – Ministério da Educação, a quem incumbe a articulação com esta rede e as escolas. A organização do ciclo de conferências compete aos dois elementos referidos anteriormente e aos seguintes professores da UA: Helmuth Malonek, docente no Departamento de Matemática e investigador do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDMA), Isabel Malaquias e Vitor Bonifácio, docentes no Departamento de Física e investigadores do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF).

A parceria envolve, nesta edição, dez agrupamentos de escolas da região: quatro agrupamento do concelho de Aveiro (Agrupamento de Escolas de Aveiro, Agrupamento de Escolas José Estêvão, Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento e Agrupamento de Escolas de Esgueira), dois agrupamentos do concelho de Ílhavo (Agrupamento de Escolas de Ílhavo e Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré), o Agrupamento de Escolas da Murtosa e, pela primeira vez, três agrupamentos do concelho de Ovar (Agrupamento de Escolas de Esmoriz – Ovar Norte, Agrupamento de Escolas de Ovar e Agrupamento de Escolas de Ovar Sul).

No entender dos promotores da iniciativa, as bibliotecas escolares, onde decorrem as sessões do ciclo “Histórias com Ciência na Biblioteca Escolar”, são uma estrutura privilegiada na escola para o desenvolvimento de competências, não só de acesso à informação, disponível local ou remotamente, mas permitindo que os alunos, com pensamento crítico, transformem informação em conhecimento. Este caráter multifacetado das bibliotecas, articulando ciência e leitura, desempenha um papel importante na formação de leitores e na promoção de hábitos de leitura em todo o tipo de textos, no que é uma ferramenta básica para a aprendizagem ao longo da vida.

descrição para leitores de ecrã
Sessão do ciclo Histórias com Ciência nas Bibliotecas Escolares com Fátima Alves, na Escola Secundária Júlio Dinis - Ovar.

Das plantas em Camões às leituras com sabor a sal

Neste ano letivo disponibilizam-se as onze sessões seguintes:

1)    As plantas na Lírica e na Épica de Camões (Jorge Paiva, Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra)

2)    Astrónomos amadores – paixões sem limites? (Vitor Bonifácio, Universidade de Aveiro – Departamento de Física/Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores”)

3)    O unicórnio e o bezoar: entre o mito e a realidade (António Andrade, Universidade de Aveiro – Departamento de Línguas e Culturas/Centro de Línguas, Literaturas e Culturas)

4)   “Phonographo que no domingo se apresentou constipado e rouco, apresentou-se na segunda feira claro e nítido como nunca” – O fonógrafo e a sua presença no ensino e na popularização da ciência (século XIX) (Isabel Malaquias, Universidade de Aveiro – Departamento de Física/Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores”)

5)    Livros portugueses de aritmética nos Descobrimentos (Teresa de Jesus Costa Pereira Caracol Clain, Universidade de Aveiro, Grupo de História da Matemática, Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações)

6)    Problemas Reais – Soluções Matemáticas Históricas (Hélder Pinto, Universidade de Aveiro, Grupo de História da Matemática, Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações)

7)    Mudanças na história vistas de uma perspetiva Química: alguns exemplos de moléculas que mudaram o Mundo (João Oliveira, Universidade de Aveiro – Departamento de Química/Centro de Estudos do Ambiente e do Mar)

8)    Loucura, medicina e literatura (a partir da Arquipatologia de Filipe Montalto (Joana Mestre Costa, Universidade de Aveiro – Instituto Superior de Contabilidade e Administração/Centro de Línguas, Literaturas e Culturas)

9)  Matemáticos amadores – paixões com limites? Problemas simples, desafios grandes… (Helmuth Malonek, Universidade de Aveiro – Departamento de Matemática/Grupo de História da Matemática, Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações)

10.      A varíola e outras doenças exantemáticas em Portugal no século XVI, a partir dos comentários médicos de Garcia Lopes: transmissão, sintomas e tratamento (Emília Oliveira, Universidade de Aveiro – Departamento de Línguas e Culturas/Centro de Línguas, Literaturas e Culturas)

11.      Sophia de Mello Breyner Andresen – leituras com sabor a SAL (Fátima Lopes Alves, Universidade de Aveiro – Departamento de Ambiente e Ordenamento/Grupo de Planeamento e Gestão da Zona Costeira e do Mar, Centro de Estudos do Ambiente e do Mar).

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias