Este e outros retratos pintados a óleo por Hélène de Beauvoir sairam da reserva museológica, por um mês, para poderem ser usufruídos pelo olhar do público que os pretenda conhecer. Até 25 de fevereiro estarão na Sala de Leitura Informal da Biblioteca da UA, naquela que é uma mostra Pop-up da Reserva Museológica da UA. A mostra está aberta no horário da biblioteca da UA.
A coleção de obras que Hélène de Beauvoir entregou à UA é constituída por 81 óleos e aguarelas e também um conjunto de esboços que abordam as paisagens, a figura humana e cenas da vida quotidiana de um Portugal rural dos anos 40 do século passado. Hélène Beauvoir permaneceu em Portugal, durante a Segunda Guerra Mundial, tal como muitos outros estrangeiros que aguardavam a possibilidade de voltar aos países de origem. Aqui privou, por exemplo com a família Teyssier, cujos membros acabou por retratar nos seus quadros.
No dia 25 de janeiro de 2019, Bernard Teyssier esteve na UA para conhecer a obra em que sabia estar retratado, com o seu gémeo, quando tinham 3 anos. De entre as telas expostas reconheceu também a figura da sua mãe com um irmão mais novo, nascido em Lisboa, em 1943.
A coleção de pintura da UA pode ser visualizada on-line.