conteúdos
links
tags
Conferências
Ciclo de Inovação Empresarial do projeto inclui ações de capacitação
Projeto integra@tec desafia comunidade UA e parceiros externos
Sessões do Ciclo de Inovação Empresarial do projeto integra@tec abertas à comunidade e entidades externas à UA
Estão abertas à comunidade da Universidade de Aveiro (UA) e a entidades externas as inscrições para se sessões do Ciclo de Inovação Empresarial do projeto integra@tec, no âmbito das atividades desenvolvidas pelas Plataformas Tecnológicas da UA e coordenado pela Unidade de Transferência de Tecnologia (UATEC). O projeto visa apoiar e alavancar a transferência do conhecimento da UA para o tecido empresarial. A primeira sessão decorre a 30 de janeiro, na ESSUA, a partir das 9h30.

Este Ciclo pretende dotar os participantes de ferramentas e capacitá-los em temas bastante atuais, como a otimização dos modelos de inovação das empresas, esclarecimentos sobre o sistema de incentivos fiscais à I&D Empresarial, certificação de sistemas de gestão IDI, entre outros.

O projeto integra@tec, coordenado pela Unidade de Transferência de Tecnologia da Universidade de Aveiro (UATEC), reúne uma equipa multidisciplinar de investigadores e técnicos da UA visando potenciar o trabalho desenvolvido pelas Plataformas Tecnológicas e apoiar a transferência de conhecimento científico e tecnológico para o tecido empresarial e outras entidades.

Pretende-se fomentar a inovação e integrar na economia dos resultados de investigação e desenvolvimento, como resposta às necessidades dos setores “Soluções Industriais Sustentáveis” e “Valorização e uso eficiente dos recursos naturais endógenos”. Em ambos os setores, o integra@tec promoverá a transferência de conhecimento científico e tecnológico da UA, em áreas disciplinares distintas e de forma multidisciplinar, promovendo também as suas competências no âmbito do conceito “Indústria 4.0”.

Neste contexto, o integra@tec inicia a sua segunda e última fase onde estão previstos múltiplos eventos, entre os quais o Ciclo de Inovação Empresarial.

O Ciclo de Inovação Empresarial é constituído por seis sessões com o intuito de capacitar e dotar os participantes de um conhecimento mais aprofundado de um conjunto de temáticas atuais, que vão desde a otimização da gestão da inovação até aos incentivos económicos que as empresas podem beneficiar através do mecanismo SIFIDE, passando pelo Lean Management e a indústria 4.0:

- Gestão de Inovação: em busca de melhores resultados – Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, a 30/01/2019 (9h30-17h30);

  • Apresentar a gestão de inovação como uma área capaz de promover melhores resultados de negócio através da colaboração; caracterizar os modelos de inovação nas organizações; analisar a importância de uma estrutura organizacional potenciadora de inovação; processos de IDI para uma gestão sistematizada e com foco nos resultados; conhecer e explorar os fatores externos potenciadores de inovação.

- SIFIDE: Sistemas de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial – PCI, a 13/02/2019 (9h30-17h30);

  • Apresentar quais os benefícios para as empresas e universidades no investimento em I&D empresarial; fatores de sucesso na identificação de projetos de I&D; como preparar uma candidatura de sucesso ao SIFIDE nas componentes técnica e financeira.

- I&D em colaboração: Empresas e Universidades – Escola Superior Aveiro Norte, a 27/02/2019 (9h30-17h30);

  • Como maximizar os incentivos ao desenvolvimento de projetos de I&D em colaboração Universidade-Empresa; Projetos de criação de Núcleos de I&D e Projetos de I&D Empresarial em copromoção; fatores de sucesso no desenvolvimento de projetos e candidaturas de I&D em colaboração.

- Indústria 4.0: Oportunidades e desafios – Fundação Eng.º António Pascoal, a 13/03/2019 (9h30-17h30);

  • Apresentação da essência da Indústria 4.0 compreendendo o contexto e a visão de uma industria de futuro; conceitos nucleares e tendências atuais na Indústria 4.0: estratégia e tecnologia; quais os desafios que o meio empresarial e académico devem abraçar para se tornarem “Industry 4.0 ready”; discussão de oportunidades de cooperação entre os atores regionais privados e ligados à investigação através da partilha de ideias para soluções inovadoras.

- Norma 4457 - certificação de sistemas de gestão IDI – Instituto Superior de Contabilidade e Administração, a 27/03/2019 (9h30-17h30);

  • Apresentação dos princípios, conceitos, técnicas da NP 4457 e procedimentos de auditoria; compreender a finalidade e benefícios de um sistema de gestão de IDI; assimilar os mecanismos da regulamentação: documentação, responsabilidades, procedimentos; apresentação de exemplos e casos práticos.

- Lean Management nas organizações – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, a 10/04/2019 (9h30-17h30);

  • Apresentação do conceito Lean e introdução à metodologia Lean Management; compreender os princípios chave e práticas aplicáveis às organizações; utilização de ferramentas para estabelecer e manter as práticas de Lean Management; sucessos e desafios da aplicação Lean.

Os destinatários destas sessões de capacitação são administradores de empresas, diretores fabris, responsáveis financeiros, diretores de produção e/ou qualidade, quadros médios e superiores das mais diversas organizações com funções de tomada de decisão, gestores de ciência e tecnologia, docentes e investigadores.

Caso pretenda beneficiar destas atividades poderá realizar a sua inscrição através do formulário: http://bit.ly/ciclointegratec.A inscrição com direito a participação, entrega de conteúdos, almoço e coffee-break é gratuita, mas obrigatória.

O projeto integra@tec está a ser cofinanciado pelo Centro 2020 - Programa Operacional Regional do Centro, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Para mais informações, pode consultar as Plataformas Tecnológicas da Universidade de Aveiro ou contactar-nos através de uatec@ua.pt.

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias