conteúdos
links
tags
Bolsas
candidaturas abertas até 20 de fevereiro
Bolsa de Pós Doutoramento em Física ou Engenharia Física
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Pós-doutoramento, no âmbito do Programa Integrado de I&D SusPhotoSolutions Soluções Fotovoltaicas Sustentáveis, CENTRO-01-0145-FEDER-000005, com o apoio financeiro do Programa Operacional Regional do Centro (Centro2020), através do FEDER, no âmbito do novo acordo de parceria PT2020, nas seguintes condições:

Área Científica: Física ou Engenharia Física

 

Requisitos de admissão:

•        Possuir Doutoramento em Física ou Engenharia Física.

•        Ser autor de pelo menos 8 artigos científicos publicados em revistas internacionais do SCI (de preferência com bons fatores de impacto).

 

Requisitos preferenciais:

•        Experiência de investigação na caracterização ótica de materiais (nomeadamente espectroscopia de absorção UV/Visível/NIR, fotoluminescência e utilização de esferas integradoras), demonstrável com autoria de artigos publicados em revistas indexadas no SCI.

•        Experiência na caracterização microscópica de filmes, envolvendo análise hiperespectral.

•        Desenvolvimento de protótipos; demonstrável em patentes ou artigos publicados em revistas indexadas no SCI.

•        Desenvolvimento de interfaces em Matlab® para aquisição (controle e monitorização) e tratamento de dados.

•        Dissertação de Doutoramento em temas relevantes para as atividades indicadas.

•        Preferência a recém Doutorados.

 

Plano de trabalhos:

Participação na Atividade 3 (Concentradores solares luminescentes, LSCs, leves e flexíveis à base de proteínas, contendo cromóforos que imitam a fotossíntese natural), nomeadamente nas Tarefas 3.3 (Caracterização geral das camadas opticamente ativas) e 3.7 (Desenvolvimento do protótipo), visando fabricar LSCs cilíndricos e longos (comprimento da ordem do metro), leves e flexíveis baseados em fibras óticas de PMMA oticamente ativas com valores do fator de concentração elevados, usando materiais híbridos orgânicos-inorgânicos incorporando ficobiliproteínas, iões de lantanídeos (Ln3+) e corantes

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de maio.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro e no Departamento de Física da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica dos Professores Doutores Luis Dias Carlos e Maria Rute Ferreira André.

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 12 meses, com início previsto em março de 2019 eventualmente renovável até ao limite do prazo de execução do projeto.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €1495,00, conforme tabela de valores das bolsas constante do Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de maio. A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

 

Métodos de seleção: Avaliação curricular dos candidatos e, eventualmente, uma entrevista individual. A avaliação curricular tem em conta os seguintes critérios:

•           Habilitações académicas e Curriculum vitae (60%).

•           Experiência profissional relevante no âmbito do perfil indicado (40%).

 

Se o júri entender necessário, realizar-se-á uma entrevista aos 3 candidatos melhores classificados. Neste caso, a valoração da avaliação curricular será de 70% e a da entrevista 30%.

 

Composição do Júri de Seleção: Professor Doutor Luís Dias Carlos (Presidente), Professora Doutora Maria Rute Ferreira André e Doutor Carlos Delgado Sousa Brites.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por pontuação final obtida, afixada em local visível e público do Edifício dos Laboratório Tecnológicos (CICECO) da Universidade de Aveiro, sendo o candidato vencedor notificado através de email.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 6 a 20 de fevereiro de 2019. As candidaturas devem ser formalizadas para o email lcarlos@ua.pt, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

imprimir
tags
outras notícias