conteúdos
links
tags
Conferências
Evento decorre no Museu de Arte Popular, em Lisboa
Docentes e investigadores da UA participam no seminário “Visões para o futuro das Aldeias de Xisto”
Sessão sobre o futuro das aldeias de xisto
Vários docentes e investigadores do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro participam no seminário “Visões para o futuro das Aldeias de Xisto” que decorre a 18 de janeiro, no Museu de Arte Popular, em Lisboa. A última mesa redonda conta com a participação do Vice-reitor Eduardo Anselmo Castro, também investigador na área de economia regional e territórios de baixa densidade, e Francisco Providência, designer e professor da UA.

João Nunes, designer e orientador criativo do projeto “Agricultura Lusitana” que incluiu trabalhos académicos de Design resultantes de uma imersão nas Aldeias do Xisto,vai ser orador na primeira sessão após a abertura: “Da visão ao projeto: metodologia, processo e resultados”. Logo a seguir, Henrique Cayatte é um dos intervenientes no debate “O olhar do design sobre três projetos”. Nuno Dias, diretor da licenciatura em Design, e Graça Magalhães, do mestrado em Criação Artística Contemporânea, participarão nas sessões da tarde.

Cláudia Albino, diretora do mestrado em Design, mediará com Maria Ana Botelho Neves o debate “Caminhos para a significação dos lugares” que conta com a presença de Adélia Borges, Álvaro Domingues, Eduardo Anselmo de Castro e Francisco Providência.

A exposição “Agricultura Lusitana”, patente no Museu de Arte Popular,transporta-nos para o território das Aldeias do Xisto, apontando caminhos para o desenvolvimento rural a partir das relações Craft+Design+Identidade. A mostra integra peças de design+artesanato contemporâneo que interpretam o saber fazer, a memória e a identidade cultural portuguesa, fruto de um trabalho realizado por cerca de 150 pessoas, entre as quais artesãos de todo o país e os alunos e professores de nove escolas superiores de design – entre elas, a UA –, que assinam os objetos em exposição.

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias