conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas de 15/01/2019 a 28/01/2019
Bolsa de Investigação - Mestre (M/F) - BIM/2019 - EASME - NetTag
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto EASME/EMFF/2017/1.2.1.12/S2/013 – “NetTag - Tagging fishing gears and enhancing on board best-practices to promote waste free fisheries”, coordenado pelo CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental) e financiado pela Comissão Europeia, através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP).

Objeto de Atividade: A bolsa terá por finalidade a participação em um estudo sobre melhoria das práticas a bordo de embarcações de pesca com o objetivo de promover pescarias livres de lixo. O bolseiro terá que apoiar a concretização das tarefas científicas previstas no projeto NetTag, nomeadamente:

- Apoiar a implementação de todas as atividades no caso de estudo em Portugal, incluindo tarefas conjuntas internacionais;

- Participar na elaboração de relatórios técnicos e científicos;

- Participar na organização e no acompanhamento de eventos (workshops, seminários, reuniões, entrevistas, inquéritos, etc.) e ações de promoção e de divulgação científica do projeto (e.g. preparação de artigos científicos, apresentação e disseminação das atividades do projeto em fóruns internacionais.

Requisitos de admissão:

  • Requisitos de admissão obrigatórios (requisitos cumulativos e sob risco de exclusão):Titulares do grau de Mestre em Biologia Marinha e áreas afins. Carta de condução de veículos ligeiros. Ser utilizador independente (nível B) da língua portuguesa (para candidatos estrangeiros é necessário apresentar elementos comprovativos).

  • Requisitos preferenciais: Experiência na área da pequena pesca, realização de entrevistas e inquéritos, análise dados quantitativos e qualitativos. Experiência em educação ambiental. Capacidade de trabalhar em Português e Inglês.

Duração e Regime de Atividade: A duração da bolsa e´ de 6 meses, com início previsto para fevereiro de 2019, em regime de exclusividade, eventualmente renovável até ao limite do prazo de execução do projeto.

Local de trabalho e sua Orientação: O trabalho será desenvolvido no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica da Doutora Cristina Pita, Investigadora Responsável do projeto na Universidade de Aveiro.

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto e alterado pelo Decreto- Lei nº 233/2012, de 29 de outubro, pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei n.º 89/2013 de 9 de julho, Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf) e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos e critérios de seleção:Os métodos de seleção a utilizar estão baseados na adequação e mérito do currículo do candidato ao perfil pretendido com base na avaliação curricular, com a seguinte valoração: Currículo técnico-científico em área adequada (20%); experiência anterior relevante na área da comunicação e educação ambiental relacionada com os oceanos (10%); experiencia de trabalho com atores do meio marinhos (e.g., pescadores) (10%); experiencia em processos participativos (10%); experiência a realizar inquéritos, grupos focais, workshops (20%); experiência de embarque e trabalho a bordo (10%); capacidade de comunicação em Português e Espanhol (10%); domínio da língua inglesa (10%). Se necessário para comprovar o mérito dos candidatos realizar-se-á uma entrevista aos melhores candidatos (entre 3 a 5).

Composição do Júri de Seleção: O júri será constituído pela presidente, Doutora Cristina Pita, e pelos vogais, Doutora Ana Lillebo e Prof. Doutora Fátima Alves e o vogal suplente Doutor Nelson Abrantes.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão divulgados, através de lista ordenada por pontuação final e através de notificação dos candidatos por correio eletrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto no período de 15/01/2019 a 28/01/2019.

As candidaturas, dirigidas a` Presidente do júri, devem ser formalizadas, obrigatoriamente, por correio eletrónico, para o endereço dao­-bolsaseconcursos@ua.pt, com Cc para c.pita@ua.pt, indicando a referência BIM/NetTag EASME/2019 no assunto, com envio de formulário de candidatura, disponível no link http://www.ua.pt/sgrhf/PageText.aspx?id=15032 acompanhada dos seguintes documentos: 1) Carta de apresentação e motivação do candidato; (2) Curriculum Vitae atualizado; (3) Cópia simples do(s) Certificado(s) de Habilitações Académicas, com a média final e classificação obtidas; (4) Carta de condução; e, (5) de preferência, uma ou duas cartas de recomendação, com contacto do emissor.

Data de publicitação: 15/01/2019

imprimir
tags
outras notícias