conteúdos
links
tags
Conferências
Academia dá a conhecer competências para o setor da Economia do Mar
UA na IV Grande Conferência do Jornal da Economia do Mar
Jornal da Economia do Mar promove conferência sobre como tornar Portugal um centro marítimo internacional
A Universidade de Aveiro (UA) estará presente na Componente expositiva da IV Grande Conferência do Jornal da Economia do Mar, de 22 a 23 de janeiro, no Centro de Congressos do Estoril através da sua Plataforma Tecnológica do Mar (PTMar) e da Unidade de Transferência de Tecnologia (UATEC), no âmbito do projeto integra@tec.

A UA estará representada entre os próximos dias 22 e 23 de janeiro, na IV Grande Conferência do Jornal da Economia do Mar. Este é um evento internacional que visa fomentar o networking e o debate sobre negócios sustentáveis, nas suas várias vertentes, no setor da Economia do Mar.

A presença da UA nestes certames faz-se como parte da missão da Plataforma Tecnológica do Mar da Universidade de Aveiro, a qual pretende fomentar a ligação da Academia ao tecido empresarial do setor. Em cada um destes eventos são recolhidas interações, que depois são devidamente direcionadas aos investigadores e docentes da nossa Academia, procurando criar novas ligações ao exterior e potenciar projetos conjuntos que possam vir a estar na origem de soluções inovadoras e de valor acrescentado.

A IV Grande Conferência do Jornal da Economia do Mar tem como tema “Transformar Portugal num verdadeiro centro marítimo internacional e conta com um vasto programa (em anexo), com a participação de várias entidades externas do setor da Economia do Mar e com a presença do Presidente da República.

Neste certame, em particular, não haverá apresentação de protótipos, e dado o formato da feira, será dado destaque apenas ao projeto integra@tec - Transferência de competências integradas e geradoras de inovação empresarial na Região Centro. É no âmbito deste projeto que a UA está em digressão pelo país, com representação marcada em cerca de 20 feiras de caracter técnico, com a previsão de realizar cerca de 80 reuniões e ainda de levar a cabo cerca de 50 ações de demonstração das competências da UA. Para mais informações em relação ao projeto, os interessados internos e externos à UA devem contactar as Plataformas Tecnológicas da UA, ou aproveitar a IV Grande Conferência do Jornal da Economia do Mar (a inscrição é obrigatória, mas gratuita).

O projeto integra@tec, coordenado pela Unidade de Transferência de Tecnologia da UA, reúne uma equipa multidisciplinar de 42 docentes, investigadores e técnicos da UA que visa potenciar o trabalho desenvolvido pelas Plataformas Tecnológicas e apoiar a transferência de conhecimento científico e tecnológico para o tecido empresarial e outras entidades. O seu objetivo é fomentar a inovação e a endogeneização dos resultados de I&D existentes, através da integração de conhecimentos e tecnologias, como resposta às necessidades dos setores “Soluções Industriais Sustentáveis” e “Valorização e uso eficiente dos recursos naturais endógenos”. Em ambos os setores, o integra@tec promoverá a transferência de conhecimento científico e tecnológico da UA, em áreas disciplinares distintas e de forma multidisciplinar, promovendo também as suas competências no desígnio da “Indústria 4.0” e possibilitando o acesso das entidades interessadas a seminários de inovação empresarial e a atividades de demonstração, estas últimas tendo como foco duas cadeias de valor, base dos projetos demonstradores integrados. O projeto integra@tec é cofinanciado pelo Centro 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A Plataforma Tecnológica do Mar (PT Mar), criada em fevereiro de 2013, enquadra-se na aposta da Universidade de Aveiro (UA) em criar redes de competências direcionadas para setores-chave da economia nacional. A Economia do Mar é uma das áreas estratégicas de desenvolvimento económico e social do nosso país, que possui uma ZEE e uma Plataforma Continental das mais extensas da Europa e do Mundo. As Ciências e Tecnologias do Mar têm sido, desde longa data, um dos polos de desenvolvimento estratégico da UA, que tem neste domínio uma série de valências interdisciplinares bem afirmadas aos níveis nacional e internacional, que vão desde o estudo integrado e multidisciplinar de sistemas, riscos e recursos estuarinos, costeiros e do mar profundo, à sua avaliação ambiental e desenvolvimento sustentável. Numa região onde as atividades ligadas ao Mar, em várias das suas vertentes, são de enorme importância social e económica, pretende-se com esta Plataforma Tecnológica maximizar as valências existentes na UA nos vários domínios do saber aplicados às Ciências e Tecnologias do Mar, Governação e Desenvolvimento Sustentável, e estabelecer parcerias com o setor empresarial, entidades portuárias e da Administração Pública, com vista a promover a investigação pura e aplicada, o desenvolvimento tecnológico, a inovação, a exploração sustentável dos recursos e a formação avançada de recursos humanos, nomeadamente em ambiente empresarial. 

imprimir
tags
outras notícias