conteúdos
links
tags
Entrevistas
Pessoas UA: Rúben Oliveira, estudante do Mestrado em Economia das Empresas
"Conheci pessoas de outros cursos, troquei conhecimentos e alarguei o grupo de amigos"
Rúben Oliveira em UAdasPessoas
Rúben Oliveira, aluno de mestrado da Universidade de Aveiro (UA), é natural de Oliveira do Bairro e tem 22 anos. O seu percurso na UA tem sido notório, já foi vice-presidente de uma empresa júnior, a Aveiro Smart Business, mas a ambição de querer mais e de deixar a sua marca na UA levou-o mais longe. Atualmente continua na Aveiro Smart Business mas como presidente, quer mostrar aos demais que a perseverança e a determinação ao invés do conformismo podem levar a experiências únicas.

Numa única palavra como se define?

Determinado.

Qual o seu maior sonho?

Deixar uma marca na UA, através do trabalho que tenho vindo a elaborar, fazendo algo que goste e ao mesmo tempo conseguir impactar a sociedade, no meu caso o ambiente, através de opções económicas. Não quero que seja apenas uma passagem.

Ler ou cinema?

Cinema.

Qual o seu filme preferido? Porquê?

O Whiplash. Porque mostrou-me não só a importância que os ídolos/referências têm na nossa vida, mas acima de tudo que com dedicação, trabalho e com a mentoria indicada somos capazes de ser tão bons ou ainda melhores que essas referências. 

Há algum país que gostava de conhecer?

Conheci recentemente a Itália. A cultura renascentista sempre me fascinou. Conheci o norte de Itália, de Milão a Veneza, e espero lá voltar para conhecer o centro e o sul.

descrição para leitores de ecrã
Rúben na sua viagem a Veneza, uma cidade onde o movimento renascentista, que tanto o fascina, está a cada virar de esquina

Como tem sido o seu percurso na UA?

Estive na UA Incubator durante um ano onde ajudei as equipas a integrarem-se na estrutura. Atualmente sou presidente da Aveiro Smart Business. Está a ser uma experiência incrível. Antes ainda fui vice-presidente desta júnior empresa.

O que faz um presidente numa empresa como a Aveiro Smart Business?

As minhas tarefas são controlar tudo e todos e garantir que os objetivos são cumpridos. Estes passam pela formação dos nossos membros e manter o controlo interno organizado.

Quantos elementos fazem parte desta júnior empresa?

Fazem parte 40 alunos da UA de diversos cursos.

Todo este percurso que tem vindo a fazer mudou o Rúben que é atualmente?

O facto de estar nesta empresa permitiu conhecer pessoas de outros cursos e esta troca de conhecimentos faz-nos crescer. Alarguei também o grupo de amigos e só por isto já vale a pena.

Há alguma história que queira partilhar?

Decidi contar o meu percurso pela Aveiro Smart Business e mostrar aos demais que a perseverança e a determinação, ao invés do conformismo, nos podem levar a experiências únicas.

Esta história começa em fevereiro de 2016, ainda no meu segundo ano da licenciatura, quando me candidatei pela primeira vez à Aveiro Smart Business e devido na sua maioria, ao nervosismo, não fui capaz de demonstrar o meu valor. Um semestre depois, de mangas arregaçadas e já mais calmo, voltei a candidatar-me e consegui entrar para o departamento financeiro...

Em março de 2016, já sabendo que iria fazer o mestrado na UA e a minha estadia nesta casa ia continuar por mais dois anos, tinha tomado a decisão de ir fazer Erasmus. Até que recebo um convite para ser vice-presidente da Aveiro Smart Business numa direção liderada por Ana Verónica, aluna de Design e Rúben Lopes de Gestão.

Este foi um convite que não consegui recusar. Deu-me a oportunidade de me desenvolver quer a nível pessoal quer profissional, de dirigir uma equipa de cerca de 40 pessoas com backgrounds tão distintos e expectativas tão elevadas. Foi um desafio e uma experiência única para não falar das novas amizades que fiz! Passado um ano senti a necessidade de retribuir tudo aquilo que a Aveiro Smart Business me dera e assim proporcionar aos novos estudantes o que aprendi. Desta forma tomei a decisão de me candidatar a presidente da mesma e desta forma terminar a minha estadia nesta academia da melhor forma possível!

 

descrição para leitores de ecrã
Rúben enquanto vice-presidente da Aveiro Smart Business, empresa onde afirma ter tido oportunidade de se desenvolver a nível pessoal e profissional

Um dia vou…

Criar a minha empresa.

________________________________________________________________________

A série #PessoasUA pretende mostrar as estórias e vivências das pessoas que fazem a comunidade UA. Se conhece alguém que deva estar aqui retratado, envie-nos uma mensagem para noticias@ua.pt com as suas dicas.

imprimir
tags
outras notícias