news
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas até 6 de fevereiro
Bolsa de Investigação para Mestres em Engenharia de Materiais
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Mestre no âmbito do projeto IC&DT OrMagNa - Nanopartículas Magnéticas Estruturadas, projeto n.º 28785 (PTDC/NAN-MAT/28785/2017), com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia/MCTES, através de fundos nacionais nas seguintes condições:

Área Científica: Engenharia de Materiais

 

Requisitos de admissão: Estudos superiores em Engenharia de Materiais, Química, Engenharia Química ou Engenharia Biomédica, com grau de mestre e de preferência com classificação mínima de 14 valores de licenciatura e 17 de mestrado. Será valorizada a formação académica e a experiência laboratorial em área relevante para o projeto, nomeadamente conhecimentos nas áreas da síntese de materiais e técnicas de caracterização de materiais, assim como o domínio oral e escrito da língua portuguesa e/ou da língua inglesa.

 

Plano de trabalhos: Desenvolvimento de materiais magnéticos para aplicação em estudos de hipertermia magnética. Pretende-se fazer revestimento de partículas de magnetite com biopolímeros; imobilizar partículas em peliculas de vários biopolímeros e fazer o crescimento de nanoestruturas anisotrópicas de magnetite. Será realizada toda a caracterização estrutural, morfológica, propriedades magnéticas, libertação de calor pelo efeito do campo magnético e estudos de citotoxicidade.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica - https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro.phtml.pt); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, Universidade de Aveiro, sob a orientação científica da Doutora Paula Ferreira e Doutora Cláudia Nunes.

 

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto em fevereiro de 2019.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

 

Métodos de seleção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes:

1. Avaliação curricular – com valoração de 50%.

 

A avaliação curricular será realizada de acordo com os seguintes critérios:

• Habilitações académicas (60%);

• Experiência profissional relevante no âmbito do perfil indicado (40%);

 

Candidatos classificados na avaliação curricular com menos de 10 valores em 20 serão excluídos.

 

2. Entrevista – com valoração de 50%.

 

Os 3 primeiros candidatos admitidos após avaliação curricular, serão chamados a entrevista que será conduzida de forma a avaliar cada candidato nos seguintes domínios:

• Conhecimento nas técnicas experimentais e de caracterização de materiais a explorar (60%);

• Motivação e propostas do candidato (40%).

 

 

Composição do Júri de Seleção: Doutores Paula Ferreira (Presidente), Cláudia Nunes, Sérgio Santos.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do CICECO, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 24 de janeiro a 6 de fevereiro de 2019.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: a) Curriculum Vitae detalhado; b) Carta de motivação; e c) Certificados de Habilitações. As candidaturas deverão ser formalizadas através de e-mail dirigido para: Paula Ferreira, pcferreira@ua.pt com o assunto Projeto OrMagNa.

print
tags
other news