conteúdos
links
tags
Campus
Financiamento para ações de demonstração
Projeto integra@tec prevê apoio a atividades em parceria com empresas
Integra@tec recebe propostas para divulgação de resultados até 13 de janeiro
O projeto integra@tec, enquadrado no contexto das Plataformas Tecnológicas da Universidade de Aveiro (UA), coordenado pela Unidade de Transferência de Tecnologia da UA (UATEC), visa apoiar e alavancar a transferência do conhecimento da UA para o tecido empresarial. Nesta fase, estão abertas manifestações de interesse para ações de demonstração dos resultados de I&D com entidades externas, até dia 13 de janeiro, bem como inscrições para o ciclo de inovação empresarial.

O projeto integra@tec, coordenado pela Unidade de Transferência de Tecnologia da Universidade de Aveiro (UATEC), reúne uma equipa multidisciplinar de investigadores e técnicos da UA visando potenciar o trabalho desenvolvido pelas Plataformas Tecnológicas e apoiar a transferência de conhecimento científico e tecnológico para o tecido empresarial e outras entidades. O seu objetivo é fomentar a inovação e a endogeneização dos resultados de investigação e desenvolvimento existentes, através da integração de conhecimentos e tecnologias, como resposta às necessidades dos setores “Soluções Industriais Sustentáveis” e “Valorização e uso eficiente dos recursos naturais endógenos”.

Em ambos os setores, o integra@tec promoverá a transferência de conhecimento científico e tecnológico da UA, em áreas disciplinares distintas e de forma multidisciplinar, promovendo também as suas competências no desígnio da “Indústria 4.0”.

O projeto integra@tec começa agora a sua segunda e última fase em que estão previstas várias ações, todas elas abertas a docentes/investigadores e entidades externas, tais como:

- Ações de Demonstração

Para cada ação de demonstração está disponível uma verba para aquisição de matérias-primas (máx.700 euros) e outra para aquisição de serviços de assistência técnica (máx. 350 euros), sendo que as respetivas despesas deverão ser apresentadas até ao dia 30 de abril de 2019 e o relatório final da ação entregue até ao dia 15 de maio de 2019. Para manifestar o interesse basta preencher o formulário (aqui) até dia 13 de janeiro de 2019.

- Ciclo de Inovação Empresarial

No âmbito do projeto, irão decorrer na UA as seguintes sessões, que estão abertas à comunidade e empresas, mediante inscrição para uatec@ua.pt:

- 30 de janeiro de 2019 – A Gestão de Inovação para melhores resultados;

- 13 de fevereiro de 2019 – SIFIDE - (Sistemas de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial) – como empresas e universidades podem beneficiar;

- 27 de fevereiro de 2019 – Programas de apoio à I&D em colaboração entre empresas e universidades;

- 13 março de 2019 – Indústria 4.0;

- 27 de março de 2019 – Norma 4457 – certificação de sistemas de gestão de IDI – sistematizar cultura de inovação no negócio;

- 10 de abril de 2019 – Lean Management.

- 2 Workshops Setoriais: “Soluções Industriais Sustentáveis” e “Valorização e Uso Eficiente dos Recursos Naturais Endógenos”

Nestes eventos está previsto apresentar casos de sucesso do envolvimento da UA nestes 2 setores, o resultado de 2 estudos de vigilância tecnológica das tendências de mercados e de oportunidades de financiamento.

Todo este esforço está a ser cofinanciado pelo Centro 2020 - Programa Operacional Regional do Centro através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Para mais informações, pode consultar as Plataformas Tecnológicas da Universidade de Aveiro ou contactar-nos através de uatec@ua.pt.

As Plataformas Tecnológicas da Universidade de Aveiro são estruturas informais da Universidade de Aveiro que visam reforçar a ligação da Universidade de Aveiro ao tecido empresarial, autarquias e outras entidades nas áreas de maior relevo para os tecidos económico, social e cultural.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias