conteúdos
links
tags
Conferências
Debate a partir das 18h30 na zona central da UA
Tertúlia sobre parcerias para o Desenvolvimento Sustentável na área UA_I do espaço "Viver a UA"
Tertúlia sobre parcerias para o Desenvolvimento Sustentável na área UA_I do espaço
As parcerias em prol das metas e o reforço dos meios de implementação para o Desenvolvimento Sustentável, ou seja, o último dos 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável, segundo a ONU, é o tema de uma tertúlia na Universidade de Aveiro, dia 4 de dezembro. O evento decorre na área UA_I (UA Internacional) do espaço “Viver a UA”, em frente à Livraria, a partir das 18h30.

“Fortalecer os Meios de Implementação e Revitalizar a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável” é o 17º objetivo da lista de objetivos para o Desenvolvimento Sustentável definida pela ONU. Chega, assim, ao fim um programa de atividades promovidas pelo Departamento de Ambiente e Ordenamento que se desenrolou desde fevereiro de 2017.

Tratou-se de uma reflexão aberta à comunidade académica e alargada à região de Aveiro em torno dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com regularidade mensal, os participantes foram convidados a refletir sobre um Objetivo e desafiados a realizar ações concretas relacionadas com ele.

O programa da tertúlia de 4 de dezembro, como marca o final do programa de atividades, inclui um balanço do programa apresentado por Filomena Martins, professora e membro da direção do DAO, unidade orgânica que promoveu o programa.

As intervenções da Pró-reitora da UA, Sandra Soares, de Frei Fernando Ventura, responsável pelo Banco de Leite em S. Tomé e Príncipe, dos estudantes dos países da CPLP que desenvolvem atividade na UA e a representante dos Serviços de Ação Social (SASUA) abordarão aspetos diferentes das relações entre Portugal e os países em desenvolvimento.

Os 17 ODS foram definidos pela ONU e pretendem contribuir para uma visão comum para a Humanidade e um contrato social entre os decisores e os cidadãos, e integram uma lista de ações a alcançar (até 2030) a bem da sociedade e do Planeta. Estes objetivos foram aprovados por unanimidade por 193 Estados-membros da ONU, reunidos em Assembleia-Geral, e visam resolver as necessidades das pessoas, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento, enfatizando que ninguém deve ser deixado para trás. Os ODS abrangem várias dimensões do desenvolvimento sustentável (social, económico, ambiental) e, também, aspetos relacionados com a paz, a justiça e a governação.

Programa

- Retrospetiva das atividades DAO na reflexão ODS: Filomena Martins, professora e membro da direção do Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO) da UA

- Parcerias UA ao encontro do ODS: Sandra Soares, Pró-reitora da UA

- Programas apoio da UA a estudantes: Elita Moreira, Serviços de Ação Social da UA

- Testemunhos de estudantes da CPLP: S. Tomé; Moçambique; Cabo Verde; Timor-Leste

- “Olhar externo” sobre UA face ao ODS: Frei Fernando Ventura, responsável pelo Banco de Leite em S. Tomé e Príncipe.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias