conteúdos
links
tags
Campus
Secretário de Estado da Economia viu mostra de projetos da UA em parceria com empresas
Bosch anuncia parceria com a UA na área da indústria 4.0
Secretário de Estado da Economia visitou a UA e ouviu a Bosch a anunciar nova parceria com a UA
A Bosch anunciou uma nova parceria com a Universidade de Aveiro (UA), desta vez, na área da indústria 4.0. O anúncio foi feito por Nelson Ferreira, gestor da Bosch para a Indústria 4.0, durante a visita do secretário de Estado da Economia, João Correia Neves, ao Departamento de Comunicação e Arte da UA no âmbito dos Encontros para a Competitividade e Inovação promovidos pelo Ministério da Economia com a colaboração do IAPMEI.

Ainda em fase de definição mais detalhada do âmbito e dos objetivos do projeto e sem valor de investimento definido a Bosch, Nelson Ferreira anunciou, contudo, que se trabalha na definição de um plano a cinco anos, com início em 2019.

Projeto procura soluções que procurem suprir as necessidades da indústria 4.0: automação e sistemas de informação aplicados à indústria, mais concretamente, automação de processos, de modo disponibilizar soluções para instalações industriais de variados sectores de atividade: desde metalomecânica a montagem e fabrico, de modo a dotá-los de meios informáticos que permitam o controlo desses processos a um nível que, hoje, ainda não é possível.

O objetivo é desenvolver soluções para o mercado mundial. Mais do que soluções, desenvolver também as competências. “Precisamos de profissionais com know how nestas áreas e é difícil encontrá-los; e mais difícil ainda é encontrar profissionais com experiência”, salienta.

Embora refira que a Bosch explora a possibilidade de outras parcerias em áreas distintas, mais ao nível do fabrico em si, Nelson Ferreira afirma que a UA será o interlocutor principal, dada a “relação privilegiada” com esta instituição.

O secretário de Estado foi recebido pelos Vice-reitores Eduardo Castro e Artur Silva. Durante a visita à UA, o membro do governo tomou visitou uma mostra de projetos, nas áreas do Digital e da Economia Circular, em parceria com várias empresas, como a Bosch Termotecnologia – o projeto Smart Green Homes -, a Altice Labs, a Veniam, a Wavecom, a Oliveira e Irmãos, a Navigator, a Renault Cacia ou a Sonae IM.

A visita decorreu no âmbito dos Encontros para a Competitividade e Inovação promovidos pelo Ministério da Economia com a colaboração do IAPMEI.

imprimir
tags
outras notícias