conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
A 19 de dezembro de 2018
Estratégias pedagógicas ativas no ensino superior: ideias práticas
UNAVE promove sessão sobre ideias práticas nas estratégias pedagógicas ativas no ensino superior
A UNAVE promove, no dia 19 de dezembro de 2018, a formação "Estratégias pedagógicas ativas no ensino superior: ideias práticas". Inscrições abertas.

A par de momentos mais transmissivos da informações e conhecimento por parte do docente, assumimos que deve haver espaço na sala de aula do Ensino Superior para o estudante ‘fazer coisas’ (Bamber et al., 2009; Gibbs, 1981). Investigação neste domínio tem demonstrado que a utilização de estratégias pedagógicas ativas tende a promover a motivação dos estudantes, o seu envolvimento nas mais diversas atividades propostas, a sua responsabilização, retenção, progressão e sucesso académico (Biggs & Tang, 2011; Kuh, 2016; Ramsden, 2003).

objetivo geral

Refletir sobre e ampliar o reportório de estratégias pedagógicas ativas usadas por docentes do Ensino Superior.

destinatários

Docentes/Investigadores de qualquer domínio científico do Ensino Superior Universitário e/ou Politécnico

coordenadora e formadora

A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade da Professora Doutora Lucília Santos, Professora Associada da Universidade de Aveiro.

A  formação está a cargo de Ana Vitória Baptista, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2005). Desde cedo demonstrou um particular interesse por questões pedagógicas, o que a conduzir?a tirar Mestrado em Ciências da Educação na Universidade de Aveiro, concluído em abril de 2009. Prosseguiu para Doutoramento, tendo defendido a sua tese sobre a qualidade do processo de supervisão da investigação doutoral, em finais de maio de 2013. O júri foi unânime e foi aprovada com distinção e louvor. Atualmente, está a trabalhar na reputada instituição Queen Mary University of London como Learning Advisor na equipa de Learning Development: http://www.learningdevelopment.qmul.ac.uk

Nota: Número máximo de formandos por turma: 20.

Ver curso

Para mais informações contactar:

Helena Soares

helena.soares@ua.pt

tlf.: 234 370 833

fax: 234 370 835

UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro

Edifício 1

Campus Universitário de Santiago

3810-193 Aveiro

imprimir
tags
outras notícias