conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
Evento a 18 de dezembro de 2018
Parcerias entre estudantes e staff: oportunidades para inovar o processo pedagógico do ensino superior
Parcerias entre estudantes e staff: oportunidades para inovar o processo pedagógico do ensino superior
"Parcerias entre estudantes e staff: oportunidades para inovar o processo pedagógico do ensino superior" é uma formação promovida pela UNAVE. Está agendada para o dia 18 de dezembro de 2018. Inscreva-se!

Em muitos locais do globo, temos vindo a assistir a uma crescente marketização do Ensino Superior, onde os processos de ensino e aprendizagem se têm tornado uma mercadoria (commodity), tendo um impacto profundo na forma como estudantes e staff* atuam e interagem entre si, assim como nos processos pedagógicos e de construção de conhecimento.

Parcerias entre estudantes e staff (de staff-student partnerships) assentam em princípios e valores de natureza equitativa, democrática, dinâmica e transformadora. Modelos ou frameworks de parcerias entre estudantes e staff fornecem uma base de reflexão sobre uma variedade de práticas pedagógicas que podem ser adotadas. Parcerias entre estudantes e staff oferecem, pois, oportunidades e outras formas alternativas de trabalho pedagógico entre os que estão envolvidos enquanto parceiros. Em comum às várias formas de operacionalizar parcerias encontramos o potencial transformador das experiências e/ou práticas, tanto para os estudantes como para aqueles de quem são parceiros.

Staff pode agregar docentes e investigadores, assim como pessoal administrativo e profissional que tenham contacto com estudantes em diversas circunstâncias (por exemplo: staff de Gabinetes Pedagógicos, de Bibliotecas, etc.).

objetivo geral

Promover a reflexão sobre a adoção de várias formas de parcerias entre estudantes e staff de forma a inovar o processo pedagógico do Ensino Superior.

destinatários

Docentes/Investigadores de qualquer domínio científico do Ensino Superior Universitário e/ou Politécnico

Conteúdos programáticos

– Modelos e frameworks de parcerias entre estudantes e staff no Ensino Superior;

– Desafios de operacionalização de parcerias entre estudantes e staff;

– Benefícios de parcerias entre estudantes e staff para o processo pedagógico, para os intervenientes e desenvolvimento de competências;

– Ideias práticas/ estudos de caso para colocar em prática parcerias entre estudantes e staff.

coordenadora e formadora

A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade da Professora Doutora Lucília Santos, Professora Associada da Universidade de Aveiro.

A  formação está a cargo de Ana Vitória Baptista, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2005). Desde cedo demonstrou um particular interesse por questões pedagógicas, o que a conduzir?a tirar Mestrado em Ciências da Educação na Universidade de Aveiro, concluído em abril de 2009. Prosseguiu para Doutoramento, tendo defendido a sua tese sobre a qualidade do processo de supervisão da investigação doutoral, em finais de maio de 2013. O júri foi unânime e foi aprovada com distinção e louvor. Atualmente, está a trabalhar na reputada instituição Queen Mary University of London como Learning Advisor na equipa de Learning Development: http://www.learningdevelopment.qmul.ac.uk

Nota: Número máximo de formandos por turma: 20.

Ver curso

Para mais informações contactar:

Helena Soares

helena.soares@ua.pt

tlf.: 234 370 833

fax: 234 370 835

UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro

Edifício 1

Campus Universitário de Santiago

3810-193 Aveiro

imprimir
tags
outras notícias