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Ensino e Formação
Evento de formação a 17 de dezembro de 2018
Sessão sobre sucesso em turmas com elevado número de estudantes no ensino superior
Sucesso em turmas com elevado número de estudantes no ensino superior é tema de sessão
No dia 17 de dezembro de 2018, a UNAVE promove a formação "Turmas com um número elevado de estudantes no ensino superior: almejando a otimização dos processos de ensino e aprendizagem". As inscrições estão abertas.

A massificação do Ensino Superior trouxe não só o aumento do número de estudantes em qualquer nível (1º, 2º e 3º ciclos), como também o aumento da heterogeneidade dos seus perfis. No entanto, estes factos nem sempre têm conduzido a um ajustamento em termos do ‘ratio’ estudantes/docentes.

O que se entende por ‘turmas com um número elevado de estudantes no Ensino Superior’ pode ser diferente de acordo com área disciplinar, instituição, tipologia de aula, ano de estudo, entre outras variáveis. Poder-se-ia, então, questionar: (i) um ‘número elevado’ significa 40+, 80+, 100+, 150+? (ii) são turmas especialmente de cariz teórico? (iii) são turmas que podem ser encontradas, por norma, no 1º ano ou em qualquer ano de estudo?

De acordo com investigações na área da pedagogia, o envolvimento de estudantes do Ensino Superior na sala de aula assenta principalmente em dois ‘atores’: o docente, que deve promover contextos que estimulem a aprendizagem do estudante; e o estudante, que deve demonstrar-se responsável e aberto para aprender. Todavia, o contexto (como o número de estudantes por turma, isoladamente e/ou aliado a outros fatores) pode facilitar ou ser um obstáculo para a otimização dos processos de ensino e aprendizagem – e, portanto, condicionar os papéis que docente e estudante (deverão e/ou) irão desempenhar.

objetivo geral

Otimizar o processo de ensino e aprendizagem em turmas com um número elevado de estudantes no Ensino Superior.

destinatários

Docentes/Investigadores de qualquer domínio científico do Ensino Superior Universitário e/ou Politécnico

Conteúdos programáticos

– Conceções de docentes sobre turmas com um número elevado de estudantes, consequências para a prática pedagógica e para o envolvimento/motivação dos estudantes;

– Problemas para o processo de ensino e aprendizagem, tendo em conta turmas com um número elevado de estudantes;

– Estratégias de ensino e aprendizagem, em várias áreas disciplinares, que se têm revelado ‘bem sucedidas’ com turmas com um número elevado de estudantes em várias áreas disciplinares.

coordenadora e formadora

A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade da Professora Doutora Lucília Santos, Professora Associada da Universidade de Aveiro.

A  formação está a cargo de Ana Vitória Baptista, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2005). Desde cedo demonstrou um particular interesse por questões pedagógicas, o que a conduzira tirar Mestrado em Ciências da Educação na Universidade de Aveiro, concluído em abril de 2009. Prosseguiu para Doutoramento, tendo defendido a sua tese sobre a qualidade do processo de supervisão da investigação doutoral, em finais de maio de 2013. O júri foi unânime e foi aprovada com distinção e louvor. Atualmente, está a trabalhar na reputada instituição Queen Mary University of London como Learning Advisor na equipa de Learning Development: http://www.learningdevelopment.qmul.ac.uk

Nota: Número máximo de formandos por turma: 20.

Ver curso

Para mais informações contactar:

Helena Soares

helena.soares@ua.pt

tlf.: 234 370 833

fax: 234 370 835

UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro

Edifício 1

Campus Universitário de Santiago

3810-193 Aveiro

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