conteúdos
links
tags
Conferências
Segunda-feira, dia 19 de novembro, na sala 21.2.20, Departamento de Comunicação e Arte
Conferência CEEMP sobre as Cantigas do Ceilão
Kenneth David Jackson apresenta
Kenneth David Jackson, professor de literatura luso-brasileira na Universidade de Yale, vem ao Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro (UA) apresentar "Cantigas do Ceilão: as músicas do crioulo-português no sul da Ásia". Realizado no âmbito do Ciclo de Conferências em Etnomusicologia e Estudos de Música Popular, do INET-md/UA, o evento decorre a 19 de novembro, pelas 11h00, na sala 21.2.20 do DeCA.

As “Cantigas do Ceilão” representam uma sobrevivência musical da cultura de descendentes de portugueses na ilha do Ceilão (Sri Lanka). As comunidades dos chamados “Burghers portugueses”, isolados na costa leste da ilha nos portos de Batticaloa e Trincomalee desde o século XVII, constituem os maiores grupos de famílias que preservam a língua e música crioulas. Serviam como foco do contato linguístico (tamul, cingalês, português) e do sincretismo do folclore. Ao som do “Chikothi” e da “Cafferinha,” acompanhados por rabana, ferrinhos e violino, cantam os versos tradicionais de suas “cantigas.”

É uma música rítmica e sincopada, que no século XX deu origem à musica popular cingalesa conhecida como “baila". A cafrinha foi associada à reputação decadente das festividades dos Burghers portugueses, representada na capa de um álbum popular por um desenho de pessoas mal vestidas, garrafas de aguardente, jogo, dança e a presença de mulheres. As gravações de campo fazem parte da coleção “A Viagem dos Sons,” preparada para a EXPO’98.

Ainda este ano, porém, os pesquisadores do projeto de documentação do português do Sri Lanka encontraram e gravaram as mesmas músicas tradicionais.

Biografia do orador

Kenneth David Jackson é professor de literatura luso-brasileira na Universidade de Yale. Interessa-se pelos movimentos modernistas na literatura e outras artes, na cultura portuguesa na Ásia, na poesia, música e etnografia. Pesquisou tradições musicais em Goa e no Sri Lanka. Em Yale organizou os congressos “Goa: A Postcolonial Society between Cultures” (2013) e “Portuguese World Music” (2006). Entre as suas publicações, Uma Presença Oculta: 500 Anos de Cultura Portuguesa na Índia e no Sri Lanka (Macau, 1995); um estudo de verso crioulo na Ásia, Sing Without Shame / Cantha Sem Vargonya (Amsterdão e Macau, 1990, 1996) e três CDs de gravações de campo da Índia e do Sri Lanka na coleção A Viagem dos Sons (Lisboa, EXPO ’98). É autor de Adverse Genres in Fernando Pessoa (Oxford, 2010) e Machado de Assis: A Literary Life (Yale, 2015).

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias