conteúdos
links
tags
Distinções
Trabalho resulta de uma parceria da UA com a indústria
Estudo sobre o impacto dos fatores de produção de pasta celulósica na produção de papel “tissue” ganha prêmio TECNICELPA
Joana Ferreira e o coordenador do trabalho, Dmitry Evtyugin, dois dos autores do artigo premiado
Uma comunicação apresentada por uma bolseira de investigação da Universidade de Aveiro (UA) no maior encontro nacional sobre pasta e papel valeu o Prémio de Melhor Trabalho Científico deste encontro. O paper premiado na XXIV Technicelpa, evento promovido pela Associação Portuguesa dos Técnicos das Indústrias da Celulose e Papel, intitula-se “Production factos affecting the performance os eucalypt kraft pulp for tissue papers”.

O estudo dos fatores de produção da pasta de eucalipto que afetam a qualidade do papel “tissue” foi assinado por Joana Ferreira, Dmitry Evtyugin, Sofia Rebola, Sofia Jorge e Leonor Margalho. As três últimas autoras são técnicas superiores da CELBI SA (grupo ALTRI) e os dois primeiros são investigadores do CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro, sendo Dmitry Evtyugin também professor do Departamento de Química e o coordenador científico do trabalho premiado.

Este estudo veio clarificar aspetos fundamentais para o desenvolvimento da indústria neste setor e para melhorar a qualidade do papel “tissue”, produto cujo mercado está a crescer entre 3 a 5 por cento ao ano. O papel “tissue”, usado para a produção de papel higiénico, rolos de cozinha, guardanapos e até lençóis e outros produtos higiénicos, apela a novos desafios diferentes da produção mais tradicional do sector que tem vindo a ser consolidada desde há 30 ou 40 anos, o papel de escritório ou de impressão, cujo mercado está em fase de estagnação/declínio.

Os parâmetros de qualidade dos papéis “tissue” são completamente diferentes dos papéis de impressão e escrita, com foco nas propriedades funcionais (como a absorvência) e organoléticas (como suavidade ao toque). Este trabalho trata de correções do processo tecnológico para obter pastas que satisfaçam esses pré-requisitos. Assim, pela primeira vez, foram revelados os fatores de produção benéficos e a relação entre as características particulares das pastas de eucalipto e as propriedades essenciais do papel “tissue”.

imprimir