conteúdos
links
tags
Conferências
Dia 16 de novembro, das 10h00 às 13h00, no Anfiteatro do DFIS
DFis debate “Recursos Marinhos e Sustentabilidade” no Dia Nacional do Mar
Para assinalar o Dia Nacional do Mar, o Núcleo de Estudantes de Ciências do Mar e o Departamento de Física (DFis) da Universidade de Aveiro (UA) promovem pelo quarto ano consecutivo uma jornada comemorativa sob o tema “Recursos Marinhos e Sustentabilidade”. Com a missão de mostrar a importância do mar para o desenvolvimento nacional, o encontro realiza-se a 16 de novembro, das 10h00 às 13h00, no Anfiteatro do DFIS.

O Dia Nacional do Mar celebra-se a 16 de novembro desde 1994, tendo como objetivo marcar a entrada em vigor da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, que foi ratificada por Portugal em 1997. Esta convenção estabelece, entre outros, os limites marítimos inerentes à Zona Económica Exclusiva e à Plataforma Continental, que são da maior importância para um país como Portugal, onde o mar assume uma importância estratégica e constitui um setor vital para a economia portuguesa e para o seu produto interno bruto (PIB)

A jornada do DFis conta com a presença de membros da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, da WavEC Offshore Renewables e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, num painel que certamente dará a conhecer melhor o panorama nacional dos recursos marinhos.

Esta jornada comemorativa terá lugar no Anfiteatro do Departamento de Física, promovendo a discussão entre entidades e investigadores de renome nesta temática, e será concretizada através do seguinte programa:

10h00 – Sessão de Abertura – Prof. João Miguel Dias (Diretor do Departamento de Física)

10h15 – "A extensão da plataforma continental e os recursos minerais marinhos: desafios e oportunidades" – Prof. Luísa Pinto Ribeiro / Prof. Pedro Madureira (Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental)

11h15 – Coffee Break

11h30 – "Energias renováveis marinhas em Portugal" – Dra. Marta Silva (WavEC Offshore Renewables)

12h00 – "Aquacultura - um sistema produtivo sustentável?" – Prof. Paulo Vaz Pires (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar)

12h30 – Mesa Redonda - Moderador: Prof. João Miguel Dias (Diretor do Departamento de Física)

13h00 – Sessão de Encerramento

 A pré-inscrição deve ser feita até ao dia 15 de novembro aqui.  

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias