conteúdos
links
tags
Campus
"Viver a UA" dispõe de três valências: UA Intercultural área lounge e E24
Novo espaço para incentivar comunidade a viver a UA em toda a sua plenitude
Espaço
Um novo espaço foi inaugurado na chamada zona técnica da Universidade de Aveiro (UA), mais conhecida na comunidade académica por “Catacumbas”, traduzindo para um local concreto o que a Reitoria designa como um novo conceito de viver a UA. Ou seja, viver a vida académica em toda a sua plenitude. Com a inauguração, o Reitor Paulo Jorge Ferreira lança um desafio à comunidade para dinamização do novo espaço, “Viver a UA”.

Num mesmo espaço, que resulta da articulação de esforços da Reitoria e da Associação Académica da UA (AAUAv), coexistem três valências: um espaço aberto 24 horas por dia, designado E24 – Estudo 24, um espaço lounge e outra área, designada UA Intercultural (UAI), destinada à interculturalidade e aos estudantes estrangeiros – cerca de 90 nacionalidades estão representadas no campus. O espaço UAI vai estar aberto das 10h00 às 13h00 e das 14h00-17h00.

Mais do que a apresentação de um local icónico que é tradução de um conceito e de uma estratégia para sentir e usufruir a UA, é um desafio que se lança à comunidade, como proclamou o Reitor, porque se trata de, a partir de agora, abrir o espaço ao estudo, ao encontro e interação, à sociabilização, propondo novos usos que surpreendam e orgulhem a comunidade. “O essencial deste espaço vai ser feito pela comunidade e pelos seus membros”, anunciou Paulo Jorge Ferreira.

O presidente da Associação Académica da UA (AAUAv) falou no contributo que este espaço dá para “uma Universidade de futuro, dinâmica, internacional, que nunca para e está sempre ativa”. Significa, por outro lado, afirma Xavier Vieira, um desejo que se cumpre, dado que era necessário um espaço central com estas caraterísticas após a abertura do primeiro espaço E24, no Departamento de Biologia, na sequência de uma candidatura apresentada ao Orçamento Participativo.

Não obstante, o espaço estar aberto às iniciativas de animação da comunidade, Xavier Vieira refere que, tanto a AAUAv, como os diferentes núcleos da AAUAv, poderão apresentar propostas para dinamização do espaço lounge.

Para do agora inaugurado, é previsível que outros espaços em locais diferentes dos "campi" da UA (incluindo Oliveira de Azeméis e Águeda) venham a ser abertos repondendo ao mesmo conceito.

“Self service” NBicla inaugurado

Na sequência da inauguração do espaço “Viver a UA” foi ainda inaugurado, na presença do Reitor da UA e do presidente da AAUAv, um totem no âmbito das iniciativas do Núcleo da Bicicleta da UA, o NBicla.

O totem é um espaço self service que dispõe de postos de fixação para as bicicletas, ferramentas para reparações e bomba para encher pneus.

Trata-se um complemento à oficina já aberta pelo NBicla, há alguns meses, também na zona comercial no centro do campus.

imprimir
tags
veja também
 
outras notícias