conteúdos
links
tags
Campus
Consórcio Europeu de Universidades Inovadoras reuniu a 6 de novembro
UA debate em Bruxelas o futuro do ensino superior
O Consórcio Europeu de Universidades Inovadoras (ECIU), da qual a Universidade de Aveiro é membro fundador, reuniu, a 6 de novembro, estudantes, professores e especialistas, em Bruxelas, para debater a questão do futuro do ensino superior, num simpósio intitulado: “Aprendendo para o amanhã, hoje: universidades do futuro 2040”.

Procurou-se com este evento dar voz aos estudantes europeus, para eles próprios constituírem elementos centrais na evolução das instituições do ensino superior.

Que tipo de educação universitária as crianças nascidas hoje experimentarão daqui a 20 anos? Como irão as universidades até 2040 enfrentar os principais desafios e forças de mudança que enfrentam nossas sociedades e o setor de ensino superior em particular? Os estudantes participam do evento para desafiar o pensamento institucional convencional e imaginar a experiência de ensino e aprendizagem para melhores futuros.

Neste dia, o futuro das universidades foi também o tema em discussão pelo grupo Masterminds na UA, numa sessão com a participação do Reitor, Paulo Jorge Ferreira.

Os resultados destes debates são fundamentais na construção da candidatura do ECIU à iniciativa da Comissão Europeia, European University Networks, que está em preparação, e na qual a Universidade de Aveiro é parceiro. Pretende-se com esta iniciativa desenvolver um projeto-piloto para testar novas abordagens ao ensino e aprendizagem, destacando questões de mobilidade estudantil e inovação no ensino.

imprimir