conteúdos
links
tags
Campus
DeCA em festa no ano letivo 2018/2019
Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação da UA assinala 25 anos
Um quarto de século da Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação
A licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação (NTC) do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (UA) celebra 25 anos de existência, este ano letivo 2018/2019. A licenciatura em NTC tem como finalidade qualificar profissionais na área da comunicação em contextos de mediação tecnológica. Oferece um currículo vasto e diversificado que explora, cumulativamente, a dimensão teórica e prática da comunicação abordando disciplinas relacionadas com a área da Multimédia e dos Novos Medias.

A licenciatura em NTC tem sido renovada ao longo dos anos com o objetivo de manter um currículo sempre atualizado, em sintonia com as constantes mudanças da sociedade de informação e com as necessidades do mercado de trabalho.

Este curso forma uma grande multiplicidade de profissionais nas áreas da Multimédia e dos Novos Medias e consegue abrir um vasto leque de possibilidades, formando profissionais com múltiplos perfis, nomeadamente, especialistas em UX, Gestão de projetos Multimédia, Gestão e produção de conteúdos para os Novos Media, Web designers e Programadores Front-end. 

O cartaz comemorativo dos 25 ano de NTC foi construído a partir de um exercício conceptual de reflexão coletivo, entre alunos e professores, para responder ao seguinte desafio, proposto pela direção de curso: “O que representa os anos 25 de NTC?”

Com base nas múltiplas opiniões (antigos alunos e alunos finalistas do curso) a diversidade de NTC está representada, retrospectivamente, no cartaz pelas 25 janelas (os quadrados visíveis no cartaz) que representam cada ano da licenciatura. Cada janela representa um marco relevante e influente em cada um dos 25 anos, tanto a nível local, representando eventos diretamente ligados ao curso, como a nível global, com a representação de conceitos e ferramentas que surgiram e transformaram o universo tecnológico. Este projeto da identidade dos 25 anos de NTC (cartaz, o website, redes sociais, entre outros) tira partido de vários Media e representa as múltiplas competências que os alunos adquirem ao longo da sua formação neste curso, como por exemplo: a programação, as tecnologias 3D, o design, a fotografia, o audiovisual, entre outras.

Os 25 anos comemorativos da licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação serão comemorados por todos, mas principalmente por aqueles que compreendem o significado do que é “Ser NTC” através de um programa variado de 25 eventos ao longo do ano. O programa dos 25 anos iniciou-se em setembro e em outubro já conta com quatro eventos.

A participação do curso de NTC na noite do Investigador (28 set. 2018) com trabalhos desenvolvidos pelos alunos na unidade curricular de Laboratório Multimédia 4, de ambos os perfis “Tecnologias Web server-side” e “Tecnologias 3D e realidades mistas”.

A participação do curso de NTC no TechDays 2018 (11 a 13 out. 2018) no stand de Ciências e Tecnologias da Comunicação da Universidade de Aveiro, com diversos trabalhos devolvidos pelos alunos.

A realização de duas palestras enquadradas na unidade curricular de Laboratório Multimédia 5, no perfil de “Comunicação de Redes Sociais”, que contou com os convidados Mónica Aresta (2 out. 2018) e João Bem (16 out. 2018), ambos licenciados em NTC e profissionais na área de Marketing Digital.

Para saber mais sobre a programação pode consultar http://25anosntc.web.ua.pt

imprimir
tags
outras notícias