conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidatura 23 de outubro a 6 de novembro de 2018
Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito do Projeto de IC&DT POCI-01-0145-FEDER-031923, designado por “Driving2Driverless"
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito do Projeto de IC&DT POCI-01-0145-FEDER-031923, designado por “Driving2Driverless - Urban and regional transport management under a scenario of shared electric fully automated mobility” para o Centro de Tecnologia Mecânica e Automação, Departamento de Engenharia Mecânica da UA. Este trabalho é financiado pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização – COMPETE 2020 e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P, na sua componente Orçamento de Estado.

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito do Projeto de IC&DT POCI-01-0145-FEDER-031923, designado por “Driving2Driverless - Urban and regional transport management under a scenario of shared electric fully automated mobility” para o Centro de Tecnologia Mecânica e Automação, Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro. Este trabalho é financiado pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização – COMPETE 2020 e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P, na sua componente Orçamento de Estado,  nas seguintes condições:

Área Científica: Sistemas de Engenharia / Transportes.

Requisitos de admissão: Mestrado em Engenharia Informática, Engenharia Mecânica, Engenharia do Ambiente, Transportes, Sistemas Energéticos Sustentáveis ou afins.

Plano de trabalhos: O trabalho a desenvolver centra-se em torno da gestão de sistemas da mobilidade futura da qual fazem parte os veículos partilhados, elétricos e autónomos. O projeto inclui assim a criação de métodos que permitam gerir o sistema de mobilidade numa escala urbana e interurbana utilizando veículos automatizados que são partilhados e alimentados por eletricidade.

Pretende-se especificamente que o candidato selecionado seja responsável pelas diversas tarefas diárias do projeto, onde estão incluídas as seguintes funções:

  • Participar na componente de revisão da literatura e aquisição de dados;
  • Organizar os dados relacionados com o projeto;
  • Avaliar o potencial da aplicação da mobilidade elétrica, automática e partilhada na Região Centro;
  • Calcular o consumo de energia dos veículos elétricos, automáticos e partilhados, bem como das suas necessidades de carregamento;
  • Desenvolver a avaliação de ciclo de vida de veículos elétricos, automáticos e partilhados;
  • Preparar artigos para publicação em revistas científicas e/ou conferências internacionais.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf), e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Tecnologia Mecânica e Automação, Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica da Professora Doutora Margarida Isabel Cabrita Marques Coelho.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em dezembro de 2018, eventualmente renovável até ao limite de duração do projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980,00 EUR, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção serão a avaliação curricular e uma sessão de Entrevista:

1) Avaliação Curricular, onde serão avaliados os conhecimentos abaixo mencionados, com a respetiva valoração de:

  • Classificação do mestrado em áreas científicas relevantes para o projeto (40%);
  • Experiência demonstrada em mobilidade elétrica e/ou partilhada (20%);
  • Publicações em revistas científicas e/ou Atas de Conferências (20%);
  • Boa capacidade oral e escrita da língua inglesa - o candidato deverá escrever uma carta de motivação (uma página no máximo) em língua inglesa sobre as suas capacidades e motivações para participar no projeto (20%).

Finda a Avaliação Curricular, são aprovados para a fase de aplicação do método de avaliação seguinte os 3 melhores classificados.

2) Entrevista, com a duração máxima de 30 minutos por cada candidato.

A pontuação final de cada candidato é obtida através de uma média pesada, sendo atribuído um fator de ponderação de 90% à nota de avaliação curricular e um fator de ponderação de 10% à nota da sessão de entrevista.

O júri apresenta-se igualmente no direito de não escolher qualquer candidato, se considerar que os mesmos não cumprem a qualidade ao nível dos critérios exigidos.

Composição do Júri de Selecção: O júri responsável pela seleção será constituído pela Presidente, Doutora Margarida Isabel Cabrita Marques Coelho, Professora Auxiliar; Vogais, Doutor Fernando José Neto da Silva, Professor Auxiliar, e Doutor José Paulo de Oliveira Santos, Professor Auxiliar; Vogal suplente: Doutor Jorge Filipe Marto Bandeira, Investigador de Pós-Doutoramento.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente, afixada no placard do hall de entrada do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de correio eletrónico ou, na sua impossibilidade, através de ofício enviado em carta registada.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 23 de outubro a 06 de novembro de 2018.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae, datado e assinado;
  • Documento comprovativo dos graus académicos;
  • Cópia do documento de identificação ou Passaporte ou declaração, sobre honra, dos elementos que constam dos mesmos;
  • Carta de motivação;
  • Uma ou duas cartas de recomendação, com contacto do recomendante;
  • Outros elementos relevantes.

As candidaturas deverão ser efetuadas por via eletrónica para o endereço da Área de Bolsa da Secretaria do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro (dem.bolsas@ua.pt), até ao termo do prazo fixado, indicando no assunto a referencia “Driving2Driverless”. Adicionalmente, solicita-se aos candidatos que enviem os documentos digitalizados para o endereço eletrónico da Doutora Margarida Coelho, margarida.coelho@ua.pt.

imprimir
tags
outras notícias