conteúdos
links
tags
Distinções
Cristiana Farinha e Liliana Araújo recebem cinco mil euros
Alunas da ESAN vencem Ágora Business Academy
Liliana Araújo e Cristiana Farinha venceram a Ágora Business Academy
Uma rampa portátil para as cadeiras de rodas poderem ultrapassar obstáculos pequenos, proposta por duas alunas da Escola Superior Aveiro Norte (ESAN), mereceu a vitória na Ágora Business Academy. Este “bootcamp” de uma semana para impulsionar ideias de negocio e dirigido a estudantes do ensino superior, envolveu 40 participantes de diversas instituições.

Entre 8 a 14 de outubro, os participantes tiveram sessões expositivas com especialistas de renome na área do empreendedorismo, visitaram empresas da região entre Douro e Vouga e trabalharam em ideias de negócio. A iniciativa resulta de uma parceria entre a Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITERM) e a Rede Scientiae.

Cristiana Farinha e Liliana Araújo, ambas do 3º ano do curso de Design de Produto e Tecnologia da ESAN e duas das 20 participantes a estudarem nesta escola politécnica da Universidade de Aveiro, venceram o concurso de ideias de negócio associado a esta iniciativa. Propuseram uma rampa portátil para acoplar a cadeiras de rodas que ajuda a ultrapassar obstáculos pequenos e contribui para autonomia crescente dos utilizadores de cadeiras de rodas.

A ideia surgiu, explica Cristiana, porque sendo o seu irmão utilizador de uma cadeira de rodas a estudante a ESAN percebe as dificuldades diárias de quem anda na rua e está condicionado a esta forma de mobilidade.

As duas jovens conquistaram o prémio maior no valor de cinco mil euros, valor que pretendem aplicar no desenvolvimento da ideia. E já não falta tudo, uma vez que já há um protótipo concluído.

Para além da ESAN e da Universidade de Aveiro, participaram estudantes da Universidade Católica do Porto, da Universidade do Minho e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

imprimir
tags
outras notícias