conteúdos
links
tags
Conferências
Dias 16 e 17 de novembro, no ISCA-UA
Conferência de educação financeira "Poupança, bem-estar e sustentabilidade"
Conferência de educação financeira
Nos dias 16 e 17 de novembro, o Gabinete Extrajudicial de Apoio ao Consumidor Endividado da UA (GEACE) realiza, no auditório do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da UA, a Conferência de educação financeira "Poupança, bem-estar e sustentabilidade". O prazo para submissão de comunicações termina no dia 24 de outubro e para inscrições no dia 31.

A realização desta conferência pretende pragmatizar as orientações do Referencial de Educação Financeira (REF) para a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico, o Ensino Secundário e a Educação e Formação de Adultos, aprovado por despacho do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, em 2013. O projeto é apoiado pelo Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores.

Perante os temas abordados na conferência pretende-se que seja o professor a fazer propostas didáticas, de como explorar o tema da poupança, no contexto da sua área disciplinar e da organização da escola no domínio da educação para a cidadania, tendo em consideração que o referido Referencial refere que "os alunos irão compreender a importância da poupança, entendida como um ato de renúncia a um consumo presente, em prol da satisfação de consumos/investimentos futuros". O documento dalienta, ainda, que estes alunos "entenderão que a poupança permite satisfazer diversos objetivos (aquisição de bens duradouros, precaução face ao futuro, acumulação de riqueza), e que a decisãode poupar pode ser influenciada por fatores de natureza económica – rendimento disponível – e por fatores psicológicos – perceção relativa à incerteza face ao futuro".

De acordo com o documento é sabido por estes estudantes "que existem diversas formas de aplicar as suas poupanças, às quais estão associadas diferentes taxas de remuneração e risco. Estes alunos serão capazes de usar esse conhecimento para identificar diferentes produtos financeiros para aplicação de poupanças, e respetivas remunerações e riscos associados, e para identificar necessidades de poupança em função de objetivos futuros.Os alunos são capazes de apreciar/avaliar/adotar comportamentos que permitem a poupança e avaliar as suas possíveis aplicações".

Para além das comunicações orais dos participantes, o Programa integra várias comunicações de especialistas convidados sobre “Poupança, Bem-Estar e Sustentabilidade”, “Educação Financeira e Empreendedorismo: Chave para o Sucesso”, “O crédito a particulares e os ciclos económicos”, “Consumo e Poupança, como conciliar?”, “A relevância das políticas de Educação e Cidadania Fiscal para a Poupança, Bem-Estar e Sustentabilidade”, “A matemática e a educação financeira”, “Os mecanismos existentes para a resolução de problemas de sobre-endividamento”, “Desporto escolar – promoção sustentada de bem-estar a longo prazo”, um debate sobre  “Contributos da literatura para a educação financeira em contexto formal e não formal” e uma sessão plenária que abordará “O futuro do desenvolvimento sustentável: enfrentar os desafios societais com a resiliência climática”.

Inscrições (20 euros)

Está incluído no preço da inscrição o almoço do dia 16 de novembro, os coffee breaks e todo o material informativo, como livro de resumos e outro material disponível, referente à conferência.

Datas importantes

Inscrição – até ao dia 31 de Outubro de 2018 (por email geace@ua.pt (nome, nível de ensino, área disciplinar e se apresenta ou não comunicação)

Envio de comunicações para o email geace@ua.pt – até ao dia 24 de Outubro de 2018 (título, autores, filiação e resumo com o máximo de 200 palavras)

Informação sobre aceitação da comunicação – 31 de Outubro de 2018

Informação aos professores

Esta conferência foi acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) na modalidade de Curso de Formação – colóquios, congressos, simpósios, jornadas e iniciativas congéneres.

Número de horas de formação acreditadas – 12 horas

Mais informações sobre a acreditação pode ser consultada no site da iniciativa.

Mais informações

e-mail: geace@ua.pt

tel. 234 247 154

Campus Universitário de Santiago

Zona comercial central

http://www.ua.pt/sas/geace

http://edufin.web.ua.pt

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias