conteúdos
links
tags
Conferências
Dia 19 de outubro, no DAO
Workshop “5G para Cidades Inteligentes”
Workshop
No dia 19 de Outubro, o projecto P2020 “MobiWise: from mobile sensing to mobility advising” realiza, no Auditório Carlos Borrego no Departamento de Ambiente e Ordenamento da UA (DAO), um Workshop sobre "5G for Smart Cities". No dia 16 de outubro termina o prazo de inscrições para participar na iniciativa.

O projeto P2020 MobiWise tem vindo a construir uma plataforma 5G que incorpora uma infraestrutura de acesso, com sensores, pessoas e veículos, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana, tanto para os seus habitantes como para visitantes. O projeto interliga os vários elementos fixos e móveis (como carros, drones, moliceiros, bicicletas, sensores), e usa toda a informação possível para melhorar a mobilidade dos seus utentes, através de uma rede completa e de uma plataforma de serviços de suporte à implantação da Internet das Coisas numa cidade inteligente.

O MobiWise estuda e integra diferentes tipos de tecnologias e redes numa mesma infraestrutura com suporte a mobilidade, serviços e aplicações facultados através de uma nuvem distribuída, sendo explorada a virtualização via SDN e a gestão dinâmica de informação, recursos e serviços.

São parceiros do projeto o Instituto de Telecomunicações (Aveiro e Porto), a Universidade de Aveiro, o Centro de Tecnologia Mecânica e Automação (TEMA) da UA e a Universidade de Coimbra (Centro de Informática e Sistemas - CISUC, e Centro de Matemática - CMUC).

O programa do workshop integra painéis com os maiores operadores de telecomunicações em Portugal (MEO, NOS e Vodafone), assim como fabricantes, a Siemens e a Ericsson, e especialistas em redes sem fios como a Wavecom. Ao nível dos verticais para 5G, da mobilidade às cidades, relaiza-se um painel com representantes da Bosch, Ceiia, CityBrain, Veniam, Nokia e o IMT.

Marcam presneça, também, neste workshop intermédio para os stakeholders do projeto, um conjunto de membros do advisory board (R. Boutaba - Univ. Waterloo, N. Rouphail - Inst. Transportation Research and Education, P. Steenkiste - Carnegie Mellon Univ., P. Kacsuk - MTA Sztaki, R. Russell – Founder and Former CTO Veniam,F. Araújo - C. Municipal Porto e F. Glineur- Univ. Catholique de Louvain).

A inscrição é gratuita, mas limitada aos lugares disponíveis, devendo ser formalizada em https://goo.gl/forms/Wng8chm6CQ4VkG1i2.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias