conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas até 23 de outubro
Bolsa de Investigação para Mestres em Ciências e Engenharia do Ambiente ou áreas afins
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Mestre no âmbito do Projeto em Co-promoção I&D Empresas intitulado “PROTEUS - Produtos e tecnologias para o sector do Eucalyptus globulus” (POCI-01-0247-FEDER-017729), financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), nas seguintes condições:

Área Científica: Ciências e Engenharia do Ambiente ou áreas afins.

Requisitos de admissão: Mestrado em Engenharia do Ambiente ou em áreas afins, sendo condição de preferência ter experiência na determinação analítica de compostos AOX e no desenvolvimento e operação de novos processos e tecnologias para remoção de compostos orgânicos recalcitrantes de efluentes industriais.

Plano de trabalhos: Desenvolvimento de trabalho relacionado com o processo de produção e aplicação de nanomateriais modificados (ENMs) para remoção catalítica de AOX, e inclui a participação nas seguintes tarefas: i) caracterização do efluente industrial contendo AOX antes e após a aplicação das tecnologias com ENMs para a sua redução; ii) estudo da eficiência dos nanomateriais selecionados na remoção/degradação de AOX; iii) desenvolvimento de procedimentos para recolha e reciclagem dos nanomateriais após uso no processo de remoção/degradação de AOX; iv) participação na elaboração de relatórios de progresso e de artigos científicos sobre o trabalho desenvolvido.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica - https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro.phtml.pt); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, e inclui deslocações a instalações da empresa coordenadora do consórcio do projecto, The Navigator Company, sob a orientação científica da Professora Isabel Capela.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto em outubro de 2018.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de selecção: O método de selecção a utilizar terá em consideração os seguintes critérios:

1. Currículo académico na área objecto da bolsa;

2. Currículo científico e experiência comprovada no desenvolvimento de trabalho de investigação científica na área objecto da bolsa, em particular nas seguintes componentes: i) determinação analítica de compostos AOX; ii) desenvolvimento e operação de novos processos e tecnologias para a remoção de compostos orgânicos recalcitrantes de efluentes industriais; iii) caracterização físico-química de efluentes industriais, iv) processamento de informação experimental, v) artigos publicados.

3. Entrevista pessoal aos 3 melhores candidatos caso seja considerado necessário.

A valoração é de 0 a 20 pontos para cada um dos três critérios de selecção, e atendendo aos seguintes fatores de ponderação: 25% para o currículo académico, 50% para o currículo científico e experiência, e 25% para a entrevista. Caso não seja necessário realizar entrevista, será atribuído o fator de ponderação de 35% ao primeiro critério supramencionado e 65% ao segundo critério supramencionado.

Composição do Júri de Selecção: O júri de selecção é composto pela presidente, Profa. Doutora Maria Isabel Capela, e pelos vogais Prof. Doutor Luis Tarelho e Profª. Doutora Helena Nadais, do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, afixada em local visível e público do Laboratório Associado CICECO, sendo todos os candidatos notificados através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 10 a 23 de outubro de 2018.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

- Carta de apresentação onde seja referida a motivação da candidatura para o trabalho em questão;

- Curriculum Vitae atualizado;

- Fotocópia autenticada do(s) certificado(s) de habilitações;

- Fotocópia do Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão;

- Lista completa da documentação apresentada.

 

As candidaturas deverão ser enviadas por correio sob registo e ser dirigidas a:

 

Professora Isabel Capela

Departamento de Ambiente e Ordenamento

Universidade de Aveiro

Campus Universitário de Santiago

3810-193 Aveiro

imprimir
tags
outras notícias