conteúdos
links
tags
Desporto
Prova decorreu de 4 a 7 de outubro em Espanha
Estudantes da UA na Moto Student foram os primeiros portugueses a fazer prova completa
Equipa Motochanics da UA no circuito Motorland, com o piloto André Sousa
A equipa Motochanics da Universidade de Aveiro, constituída maioritariamente por estudantes, foi a primeira equipa portuguesa a ultrapassar todos os testes da prova Moto Student, que decorre bienalmente no circuito Motorland, em Aragão, em três edições da prova. Num total de 45 equipas, foram uma das 21 a terminar a prova de velocidade e ficaram em 23º lugar na classificação global.

Rodrigo Franco e Pedro Domingues, dois dos nove mebros que se deslocaram a Aragão, Espanha, realçam a experiência ganha, a diferentes níveis, com a participação neste tipo de prova de grande exigência e em que estão presentes profissionais e empresas de destaque na Europa. Trata-se de um desafio completo na área da Engenharia Mecânica dirigido a estudantes, onde se esperam ideias fora da caixa para o sector, afiança Pedro Domingues. O apoio da Ducatti, a uma equipa italiana, ou da Suter, a uma equipa suíça, demonstram bem o interesse do sector na prova.

Desde o modelo geral em computador, ao plano de negócios e industrialização, ao projeto e conceção de cada peça, em parceria com as empresas parceiras, a vertente de design e marketing, de gestão de equipas e coordenação dos trabalhos, todos os passos são necessários numa prova deste cariz. Na prova propiamente dita, três fases de teste, após os quais, se apto em todos, o veículo recebe o selo para correr em provas de velocidade.

Após um percalço no último treino cronometrado, resolvido em tempo record com ajuda de uma equipa brasileira que não podia competir na prova de velocidade, a Motochanics partiu em 18º lugar na prova de velocidade, tendo subido quatro lugares, e ainda que duas pequenas colisões, sem culpa própria, tenham atrasado a progressão. Nesta fase, o mérito é devido a André Sousa, piloto de 22 anos, natural de Oliveira de Azeméis, já habituado a provas de competição.

A bitola para a próxima participação da UA na Moto Student, daqui a dois anos, está definida, desfiam Rodrigo Franco e Pedro Domingues. Agora, é uma questão de melhorar o 23º lugar na prova e o 14º na corrida.

imprimir
tags
outras notícias