news
links
tags
Distinções
Na European Microwave Week 2018
Alunos da UA no primeiro lugar do pódio da Student Design Competition
Joana Pereira, Cristiano Gonçalves e Diogo Barros, alunos da UA no primeiro lugar do pódio da Student Design Competition
Joana Pereira, Cristiano Gonçalves e Diogo Barros, uma equipa de investigadores do Instituto de Telecomunicações (pólo de Aveiro) e alunos de doutoramento do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da UA, obtiveram o primeiro lugar na Student Design Competition “Video Bandwidth Enhancement for High Power Amplifiers” realizado no âmbito da European Microwave Week 2018, em Madrid (23 a 28 de de Setembro).

O desafio consistiu no projeto e desenvolvimento de um amplificador de potência de rádio-frequência usando transístores de nitrato de gálio (GaN) da AMPLEON Netherlands B.V., a empresa organizadora desta competição.

O objetivo era alcançar a maior largura de banda instantânea, sob uma excitação de sinal de dois tons, sem comprometer a potência de saída, ganho e eficiência.

A equipa, supervisionada pelos professores Telmo Cunha e Pedro Cabral (professores do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro e investigadores da IT-Aveiro), concebeu um protótipo que alcançou o melhor desempenho entre todos os outros apresentados pelas equipas concorrentes na European Microwave Week 2018.

O trabalho desenvolvido representa um importante contributo para desenvolvimento de sistemas de telecomunicações e para a formação científica dos participantes, permitindo-lhes lidar com problemas que se colocam atualmente à indústria.

print
tags
other news