conteúdos
links
tags
Campus
Tomada de posse decorreu esta quarta-feira, 24 de outubro
António Coutinho integra Conselho de Ética e Deontologia da UA
António Coutinho, Conselho de Ética e Deontologia da UA
António Coutinho é o novo membro do Conselho de Ética e Deontologia da UA. A tomada de posse teve lugar, quarta-feira, 24 de outubro. O renomado cientista dirigiu o Instituto Gulbenkian de Ciência de 1998-2012 (onde em 1993 tinha criado o Programa Gulbenkian de Doutoramento em Biologia e Medicina). Entre as várias distinções, destacam-se: Chevalier de la Légion d’Honneur, França; Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, Portugal; Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, Portugal.

António Coutinho formou-se em medicina na Universidade de Lisboa (1970), doutorou-se em Microbiologia Médica e fez a sua agregação no Instituto Karolinska (1974), antes de se tornar Membro do Instituto de Imunologia de Basileia (1975-1979). Foi depois sucessivamente nomeado Professor e Diretor do Departamento de Imunologia da Faculdade de Medicina de Umea (1979-1984), Professor e Diretor da Unidade de Imunobiologia do Instituto Pasteur e Diretor de Investigação no Centro Nacional de Investigação Científica (1982-1998), tendo ainda sido eleito “Professeur Ordinaire” na Faculdade de Medicina de Genève (1982) e nomeado Professor e Diretor de Departamento de Imunologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lund (1987), bem como Professor Convidado em várias Universidades europeias, norte-americanas e brasileiras; de 2002-2017 foi Professor Catedrático Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Dirigiu o Instituto Gulbenkian de Ciência de 1998-2012 (onde em 1993 tinha criado o Programa Gulbenkian de Doutoramento em Biologia e Medicina). É membro dos Conselhos de Curadores das Fundações Champalimaud (Portugal) e António Prudente (Brasil), Presidente do Conselho Consultivo do Programa Graduado Ciência para o Desenvolvimento, e de vários Conselhos Científicos em Portugal e no estrangeiro. Serviu como Presidente da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa, no “High Level Group for the European Research Area”, como Coordenador do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, como Presidente da Maratona da Saúde e em numerosos conselhos científicos e editoriais na Europa, na América e no Japão. 

António Coutinho é membro da várias sociedades científicas nacionais e internacionais, nomeadamente, da European Molecular Biology Organisation (onde serviu como vice-Presidente do respectivo Council), da Academia Portuguesa de Medicina, membro estrangeiro da Academia Brasileira de Ciências e Sócio Honorário da Sociedade Portuguesa de Imunologia; foi distinguido com vários prémios (Fernströmska Priset, Suécia; FEBS Anniversary Prize, Europa; Prémio Gulbenkian de Ciência e Tecnologia, Portugal; Prix Behring-Metchnikoff, França; Prix Lacassagne do Collège de France; Prémio da Universidade de Lisboa, Portugal) e honras [Comendador da Ordem do Cruzeiro do Sul, Brasil; Chevalier de la Légion d’Honneur, França; Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, Portugal; Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, Portugal; Medalhas de Mérito Municipal (Ouro) de Oeiras e Sever do Vouga, Portugal; Medalha de Serviços Distintos (Ouro) do Ministério da Saúde, Portugal; Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil].

O Conselho de Ética e Deontologia é o orgão consultivo e de apoio aos órgãos de governo da UA nas matérias de ética e deontologia atinentes à realização das atribuições da Universidade, ao qual compete promover a reflexão e contribuir para a definição das diretrizes adequadas ao estabelecimento e consolidação de uma política de salvaguarda de princípios éticos e deontológicos, designadamente emitindo pareceres, quando tal lhe for solicitado, ou propondo, por iniciativa própria, a adoção de códigos de conduta.

É composto por 12 membros, em que se incluem personalidades internas e externas, livremente nomeadas e exoneradas pelo Conselho Geral, que define o prazo e regime dos mandatos e as demais regras enquadradoras.

imprimir
tags