conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas até 9 de Outubro de 2018
Bolsa de Investigação para Mestres em Engenharia do Ambiente ou áreas afins
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Mestre no âmbito do Projeto em Co-promoção I&D Empresas intitulado “PROTEUS - Produtos e tecnologias para o sector do Eucalyptus globulus” (POCI-01-0247-FEDER-017729), financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa COMPETE 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI).

Área Científica: Ciências e Engenharia do Ambiente ou áreas afins.

 

Requisitos de admissão: Mestrado em Engenharia do Ambiente ou em áreas afins, sendo condição de preferência ter experiência no desenvolvimento de trabalho de investigação no domínio de caracterização de biomassa/resíduos, processos de conversão termoquímica de biomassa, e reunir condições para poder vir a realizar Doutoramento neste domínio.

 

Plano de trabalhos: Desenvolvimento de trabalho relacionado com o processo de produção de biochar por pirólise de biomassa (lamas biológicas), e avaliação do produto, e inclui a participação em tarefas de: i) preparação e caracterização de amostras de biomassa a utilizar nas experiências de conversão termoquímica, ii) adaptação, operação e controlo de unidade laboratorial de pirólise de biomassa e sistemas auxiliares, iii) realização de experiências de pirólise de biomassa e caracterização de condições de processo, iv) caracterização do produto biochar e gases produzidos no processo, v) avaliação da qualidade do produto (biochar) desenvolvido tendo em vista aplicações alvo (e.g., ensaios de aplicação para melhorar propriedades dos solos), vi) apoio na caracterização de efluentes industriais e em experiências envolvendo processos oxidativos visando a redução da carga poluente, vii) elaboração de relatórios de progresso e de artigos científicos sobre o trabalho desenvolvido.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica - https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro.phtml.pt); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, e inclui deslocações a instalações da empresa coordenadora do consórcio do projecto, The Navigator Company, sob a orientação científica do Professor Luís Tarelho.

Duração da bolsa: A bolsa tem início previsto em Outubro de 2018 e término em Setembro de 2019, eventualmente renovável até ao final do projecto. 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980 € /mês, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt).

 

Métodos de selecção: O método de selecção a utilizar terá em consideração os seguintes critérios:

1. Currículo académico na área de objecto da bolsa;

2. Currículo científico e experiência comprovada em desenvolvimento de trabalho de investigação científica na área de objecto da bolsa, em particular nas seguintes componentes: i) caracterização físico-química de biomassa, ii) processos de conversão termoquímica de biomassa, iv) caracterização físico-química de produtos de conversão termoquímica de biomassa, v) caracterização físico-química de efluentes industriais, vi) processamento de informação experimental, vii) artigos publicados.

3. Entrevista pessoal caso seja considerado necessário.

A valoração é de 0 a 20 pontos para cada um dos três critérios de selecção, e atendendo aos seguintes factores de ponderação: 35% para o currículo académico, 35% para o currículo científico e experiência, e 30% para a entrevista. Caso não seja necessário realizar entrevista, será atribuído igual fator de ponderação aos primeiros dois critérios supramencionados.

 

Composição do Júri de Selecção: O júri de selecção é composto pelo presidente, Prof. Doutor Luís António da Cruz Tarelho, e pelos vogais Prof. Doutor Manuel Arlindo Amador de Matos e Profª. Doutora Ana Paula Duarte Gomes, do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro.

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, sendo todos os candidatos notificados através de e-mail.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 25 de setembro a 09 de outubro de 2018.

 

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

- Carta de apresentação onde seja referida a motivação da candidatura para o trabalho em questão;

- Fotocópia do Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão;

- Fotocópia autenticada do(s) certificado(s) de habilitações;

- Curriculum Vitae atualizado;

- Lista completa da documentação apresentada.

 

As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para Professor Luís Tarelho, para o endereço ltarelho@ua.pt

imprimir
tags
outras notícias