conteúdos
links
tags
Conferências
Academia dá a conhecer as competências da UA para o setor dos Moldes & Plásticos
UA no Moulds Event 2018
Moulds Event 2018 vai contar com a presença da Universidade de Aveiro
De 1 a 4 de outubro, entre a Marinha Grande e Oliveira de Azeméis, a Universidade de Aveiro (UA) estará presente no “Moulds Event”, através da sua Plataforma Tecnológica dos Moldes & Plásticos e da Unidade de Transferência de Tecnologia (UATEC), no âmbito do projeto integra@tec.

A UA estará representada entre os próximos dias 1 a 4 de outubro, no evento Moulds Event, que se desdobrará entre a Marinha Grande e Oliveira de Azeméis – os dois principais polos nacionais deste setor. Este é um evento internacional, organizado em conjunto pela Associação Nacional da Indústria de Moldes (CEFAMOL), do Centro Tecnológico da Indústria de Moldes Ferramentas Especiais e Plásticos (CENTIMFE), do Cluster ‘Engineering & Tooling’ e da incubadora de empresas ‘OPEN’.

Sendo esta a XI edição da Semana dos Moldes, a organização tem como intuito criar uma montra com aquilo que de melhor se faz em Portugal e pelo Mundo ao nível da investigação, inovação e desenvolvimento.

Esta iniciativa divide-se em vários eventos onde se destacam:

- Rapid Product Development (RPD): será um encontro técnico-científico, onde serão apresentadas as novas tendências industriais e discutidas as novas ideias e conceitos da indústria.

- Brokerage event: é um fórum direcionado para reuniões bilaterais, mas também funcionará como apresentação e partilha de oportunidades de parcerias para candidaturas a programas de financiamento.

- Conferência ‘Moldes Portugal’: Organizada pela CEFAMOL encerra a Semana de Moldes na manhã do dia 4 de outubro, sendo um espaço de discussão e reflexão sobre as novas tendências de mercado. Este ano estarão em destaque questões como 'a Internacionalização e Competitividade', 'Fábricas do futuro e os desafios da economia global', 'Plásticos e Indústria Automóvel nos EUA' e 'Tendências e Desafios na Indústria de Moldes'. Para além de oradores nacionais (como Luís Castro Henriques, Presidente da AICEP), estarão presentes, entre outros, Peter Droell e Jurgen Tiedje, da DG Research & Innovation da Comissão Europeia.

- Seminários Técnicos: paralelamente a todas estas atividades, desenvolvidas na Marinha Grande, em Oliveira de Azeméis irão acontecer seminários técnicos com temas preponderantes para a indústria, relacionando-se essencialmente com tecnologias que introduzem a melhoria do desempenho e competitividade das empresas nacionais.

Sendo Portugal o oitavo maior produtor mundial de moldes e assumindo-se como o terceiro a nível europeu, este evento traduz-se numa oportunidade única de, sem sair do País, entrar em contacto com as novas tendências de mercado propiciando novas oportunidades de parceria nacionais e internacionais, desenvolvimento e introdução de metodologias e produtos e análise de tendências que permitam a apoiar estratégias de diferenciação das empresas participantes.

A presença da UA nestes certames faz-se como parte da missão da Plataforma Tecnológica dos Moldes & Plásticos da Universidade de Aveiro, a qual pretende fomentar a ligação da Academia ao tecido empresarial do setor. Em cada um destes eventos são recolhidas interações, que depois são devidamente direcionadas aos investigadores e docentes da nossa Academia, procurando criar novas ligações ao exterior e potenciar projetos conjuntos que possam vir a estar na origem de soluções inovadoras e de valor acrescentado.

O projeto integra@tec, coordenado pela Unidade de Transferência de Tecnologia da UA, reúne uma equipa multidisciplinar de 42 docentes, investigadores e técnicos da UA que visa potenciar o trabalho desenvolvido pelas Plataformas Tecnológicas e apoiar a transferência de conhecimento científico e tecnológico para o tecido empresarial e outras entidades.

O seu objetivo é fomentar a inovação e a endogeneização dos resultados de I&D existentes, através da integração de conhecimentos e tecnologias, como resposta às necessidades dos setores “Soluções Industriais Sustentáveis” e “Valorização e uso eficiente dos recursos naturais endógenos”. Em ambos os setores, o integra@tec promoverá a transferência de conhecimento científico e tecnológico da UA, em áreas disciplinares distintas e de forma multidisciplinar, promovendo também as suas competências no desígnio da “Indústria 4.0” e possibilitando o acesso das entidades interessadas a seminários de inovação empresarial e a atividades de demonstração, estas últimas tendo como foco duas cadeias de valor, base dos projetos demonstradores integrados.

Este esforço é cofinanciado pelo Centro 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

imprimir
tags
outras notícias