conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas até 19 de outubro
Bolsa de Iniciação Científica
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Iniciação Científica no âmbito da Rede Nacional de RMN/Universidade de Aveiro-CICECO com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia/MCTES, através de fundos nacionais e, quando aplicável, cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do novo acordo de parceria PT2020, nas seguintes condições:

Área Científica: Química

Requisitos de admissão: Alunos do 2º e 3º anos das licenciatura de Química, Bioquímica, Biotecnologia e Engenharia Química, que estejam muito motivados e que desejem realmente ter uma iniciação à investigação, numa temática com potencial impacto societal, em particular em certos países em vias de desenvolvimento. O horário de trabalho será ajustado com o(a) aluno(a), de forma a não perturbar a sua actividade lectiva principal.

Plano de trabalhos:

Estima-se que, em dado momento, a atmosfera terrestre contenha 1021 litros de água, um valioso recurso natural, reciclável, que poderia suprir as necessidades das regiões áridas do mundo. Apesar de existir tecnologia que permite colher água do ar húmido, não é possível fazê-lo de forma prática quando o ar é muito seco, como nas regiões desérticas.

Recentemente, investigadores da University of California, Berkeley, prepararam e testaram um novo material (rede metalo-orgânica com poros subnanométricos) muito promissor: 450 g deste sólido  capturam 105 g de água contida em ar muito seco. O dispositivo prático construído em Berkeley é uma solução disruptiva porque usa apenas o arrefecimento natural e a luz solar como fonte de energia.

Por que razão é este material tão eficaz na remoção da água do ar seco? Como melhorar a sua eficácia? Como obtê-lo a uma preço acessível? Responder a estas perguntas exige compreender, ao nível molecular, a forma como as moléculas de água interagem com a superfície do material. O(a) aluno(a) irá, então, sintetizar o material de Berkeley e estudar este problema usando um conjunto de técnicas de caracterização, em particular RMN de sólidos e difracção de raios-X.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica - https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro.phtml.pt); Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P. aprovado pelo Regulamento nº 339/2015, de 17 de junho de 2015 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf); e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, Departamento de Química da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Professor João Rocha e co-orientação dos Doutores Luís Mafra e Filipe Paz.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 7 meses, com início previsto em Novembro de 2018, eventualmente renovável por mais 8 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 385 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular e entrevista, com a respectiva valoração de 50% e 50%.

 

Composição do Júri de Selecção:

Presidente – João Rocha

Vogais – Luís Mafra, Filipe Paz

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final afixada em local visível e público do Departamento de Química e do CICECO, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 8 Outubro a 19 de Outubro de 2018.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae (com as notas do candidato nas disciplinas já concluídas); uma breve nota (máximo 1 página, justificando o interesse nesta bolsa).

As candidaturas deverão ser enviadas por correio electrónico para Prof. João Rocha (rocha@ua.pt)

imprimir
tags
outras notícias