conteúdos
links
tags
Campus
Artigo de opinião
Equipa REMSI do DEGEIT escreve sobre importância das Soft Skills no Diário de Aveiro
Equipa Remsi: Marlene Amorim, Marta Ferreira Dias, Mara Madaleno, Constança Morais Sarmento e Diego Galego
“A importância das Soft Skills” foi o título do artigo de opinião publicado no Diário de Aveiro, escrito pela equipa REMSI - Research on Economics, Management and Social Innovation, da Universidade de Aveiro (UA), que trabalha na área das competências transversais mais relevantes para uma entrada bem-sucedida dos jovens no mercado de trabalho.

O artigo completo, que poderá ser consultado na edição daquele jornal do passado dia 18 de setembro (aceda à notícia aqui) reforça o papel de relevo que as instituições de ensino superior desempenham no desenvolvimento não só das Hard, mas também das Soft Skills na formação dos jovens. Mais ainda quando são os próprios estudantes a considerar que não desenvolveram determinadas competências por eles próprios valorizadas em termos de empregabilidade.

De um conjunto alargado de competências transversais, a equipa de investigação procurou junto de empregadores de indústrias importantes em Portugal e de outros países Europeus, perceber quais eram as mais valorizadas quando entrevistavam um candidato. Com base nesta seleção, foi desenvolvida uma ferramenta, disponível online, que permite fazer um autodiagnóstico de Soft Skills. Para além de permitir ao utilizador diagnosticar as competências que precisa de desenvolver, esta ferramenta permite igualmente ao utilizador comparar o seu desempenho face aos restantes respondentes que já usaram a ferramenta. Caso ainda não tenha tido a oportunidade de experimentar, convidamo-lo a testar as suas Soft Skills através dessa ferramenta.

A equipa de investigação REMSI é composta pelas docentes Marlene Amorim, Marta Ferreira Dias e Mara Madaleno e pelos Bolseiros de Investigação Constança Morais Sarmento e Diego Galego do DEGEIT (degeit-remsi@ua.pt).

imprimir
tags
ficheiros associados
outras notícias